Instituição oferece especialização em TI

Inscrições abertas para 160 vagas em curso de Especialização em Java, WebSphere e Rational.

Redação   Publicado em 11/06/2008, às 12h04

O Centro Paula Souza – instituição do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela administração das Escolas Técnicas e Fatecs – abre nesta terça-feira, 10, inscrições para um novo curso de Especialização em TI (de Java, WebSphere e Rational), que será realizado no segundo semestre deste ano no interior de São Paulo, nas cidades de Hortolândia, Americana e Jundiaí.

Serão concedidas 160 vagas para o curso, que terá turmas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde (Americana), à tarde (Jundiaí) e à noite (Hortolândia).

Quem pode inscrever-se

O curso, uma parceria entre a instituição e a IBM Brasil, será oferecido gratuitamente a alunos que já tenham diploma técnico em informática e que queiram se especializar nessas três tecnologias.

De acordo com a assessoria do Paula Souza, para inscrever-se não é obrigatório que o candidato seja ex-aluno das Escolas Técnicas da instituição do Governo Estadual.

Curso

Além da especialização nas três ferramentas, o aluno formado no curso será capaz de desenvolver e configurar aplicações para servidores com banco de dados. Também faz parte do curso 100 horas de aulas de inglês voltado a negócios.

Formar profissionais

A IBM Brasil participa do projeto como um apoiador tecnológico, doando softwares, disponibilizando conteúdo técnico e treinando professores.

Para Sirlene Toledo, gerente de parcerias educacionais da IBM Brasil, o projeto vem ao encontro de uma grande necessidade do mercado de tecnologia da informação de formar profissionais especializados.

“Atualmente o número de profissionais formados em cursos de tecnologia é muito menor do que a demanda do mercado. Iniciativas como esta beneficiam a sociedade, as empresas e contribuem para o desenvolvimento e aumento de competitividade do país como um todo”, diz.

“Essa é uma oportunidade de formar profissionais que atendem às necessidades do mercado. Das 500 horas totais do curso, 100 estão sendo destinadas a capacitar os alunos em inglês para negócios, o que comprova o investimento que está sendo feito não só para especializar os estudantes nas ferramentas técnicas, mas principalmente em prepará-los para o mercado de trabalho atual e aumentar suas chances de empregabilidade”, afirma Aparecida Berganin Girardi, diretora da Escola Técnica (Etec) de Hortolândia.

Informações

O processo de seleção dos candidatos será realizado no dia 29 deste mês. As aulas – sendo a inaugural ministrada na IBM Hortolândia – irão de 1º de agosto a 18 de dezembro.

Para se candidatar a uma das 160 vagas disponíveis, os interessados devem procurar uma das secretarias das escolas técnicas do Centro Paula Souza (www.centropaulasouza.sp.gov.br), até 24 deste mês. A taxa de inscrição é de R$ 20.

Sobre Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.