Serão cerca de 1,8 milhão de alunos de escolas estaduais e outros 340 mil de escolas municipais e particulares
Redação Publicado em 31/10/2008, às 12h59
No final deste mês, cerca de 1,8 milhão de alunos de escolas estaduais e outros 340 mil alunos da rede municipal e particular realizarão o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que tem por objetivo avaliar a Educação Básica no estado. Um total de 233 municípios paulistas aderiram ao exame.
A avaliação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e, além de testar o desempenho dos estudantes em Português e Matemática, contará também com a disciplina de Ciências. Outra novidade é que o Saresp 2008 também foi aberto à participação facultativa das redes municipais e particular de ensino, já que, em suas edições anteriores, apenas instituições estaduais o realizavam. Isso possibilitará que as prefeituras tracem metas anuais para suas escolas de acordo com o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), lançado neste ano.
Os exames serão aplicados nos próximos dias 25 e 26 para todos os alunos matriculados nas 2a, 4a, 6a e 8a séries do ensino fundamental e da 3a série do ensino médio, o que totalizam mais de 2 milhões de estudantes, respeitando-se o seguinte cronograma:
Primeiro dia
2ª série do EF: língua portuguesa
4ª, 6ª, 8ª do EF e 3ª do EM: língua portuguesa e matemática
Segundo dia
2ª série do EF: matemática
4ª série do EF: redação
6ª e 8ª série do EF: ciências e redação
3ª do EM: ciências (física, química e biologia) e redação
Lygia Roncel