Até 6 de agosto a Sociedade Brasileira de Física receberá inscrições para a 10ª edição da Olimpíada.
Redação Publicado em 22/07/2008, às 14h29
Até 6 de agosto a Sociedade Brasileira de Física receberá inscrições para a 10a edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), organizada em conjunto com diversas universidades federais, estaduais e Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica).
As escolas interessadas, da rede pública ou particular, devem entrar em contato com um Coordenador Estadual ou Regional da Olimpíada e nomear professores como representantes na escola. Para tanto, poderão consultar a relação de Coordenadores no portal da competição (www.sbf1.sbfisica.org.br), no qual também devem ser feitos os cadastros de professores. Poderão participar da Olimpíada alunos do último ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio.
A OBF se realiza em três fases, com início no próximo mês, quando no dia 16 será aplicada a primeira prova nas escolas. A segunda fase está prevista para o dia 20 de setembro e a terceira, com uma prova teórica e outra prática, para 1o de novembro. Os estudantes que obtiverem melhor desempenho terão a chance de participar da International Physics Olympiad (IphO – de 20 a 29 de julho, em Hanói, Vietnã) e da a Olimpíada Iberoamericana de Física (OibF – de 28 de setembro a 3 de outubro, em Morelia, México).
Da edição de 2007, participaram 129.268 alunos de 3.445 escolas de todos os estados brasileiros, um aumento de 100% em relação ao ano anterior, que registrou 64.673 concorrentes. Cinco estudantes brasileiros (um de Pernambuco e os demais do Ceará) competiram na Olimpíada Internacional (IphO), realizada em julho no Irã, e o pernambucano, o único originário de escola pública, conquistou medalha de bronze.
Lygia Roncel