A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – receberá inscrições, até a próxima quarta-feira, dia 17
Redação Publicado em 16/01/2007, às 12h19
A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – receberá inscrições, até a próxima quarta-feira, dia 17 de janeiro, para o concurso público destinado ao cargo de Aluno Aprendiz. No total, serão oferecidas 32 vagas para formação de Técnicos em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos (24 vagas) e de Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos (08 vagas). As aulas serão ministradas no Centro de Treinamento e Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, unidade educacional mantida pela empresa em convênio com o Senai.
REQUISITOS
Podem inscrever-se a essa seleção jovens, de ambos os sexos, com o ensino médio completo, nascidos entre 1º/03/85 e 1º/03/90. Os candidatos matriculados em algum dos cursos oferecidos pelo Senai (Curso de Aprendizagem Industrial ou Técnico) ou pelo Centro de Formação Profissional da CPTM, ou que já tiverem realizado algum deles nessa escola, não poderão se inscrever para o concurso público.
DEFICIENTES
Os candidatos portadores de necessidades especiais poderão concorrer às oportunidades oferecidas em igualdade de condições com os demais participantes do certame, sendo reservado o porcentual de 5% do total das vagas, existentes em cada especialidade do concurso, a pessoas nessa condição.
As oportunidades reservadas aos candidatos com deficiência que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação ou eliminação do concurso, serão preenchidas pelos demais participantes, observada a ordem geral de classificação de cada um.
CURSOS
Os cursos técnicos de Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos e de Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos têm por objetivo habilitar os Alunos Aprendizes em planejamento, supervisão e execução dos serviços das ações de manutenção em transportes sobre trilhos, por meio de técnicas, procedimentos e métodos de trabalho.
Os participantes, na fase escolar, deverão ter disposição para atuar no horário das 7h às 11h e das 12h às 16h e, no estágio, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A duração do período de formação dos Alunos Aprendizes será de 24 meses.
ADMISSÃO DO ALUNO
A admissão do Aluno Aprendiz ocorrerá mediante apresentação dos seguintes documentos:
O aluno convocado deverá consolidar o processo de admissão em 1º de março deste ano, caso contrário não mais será admitido e a vaga será oferecida ao candidato subseqüente.
REMUNERAÇÃO
Atuando na função de Aluno Aprendiz, sob o regime da CLT e da Legislação pertinente, os jovens selecionados terão direito à remuneração na seguinte proporção:
- durante o 1° ano – 1 salário mínimo;
- durante o 2° ano – 1,5 salário mínimo.
PROVA
A prova de Conhecimentos Teóricos, referente ao concurso público Aluno Aprendiz, da CPTM, será realizada em 4 de fevereiro. Os participantes serão submetidos a 40 questões, valendo 2,5 pontos cada, abrangendo as disciplinas de Português e Matemática (20 questões cada).
ADMISSÃO NA CPTM
O ex-aluno aprendiz poderá ser contratado, por prazo indeterminado, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, para suprir vaga que surgir no período de até 12 meses após a publicação da homologação da classificação final desse concurso. As contratações seguirão a ordem de classificação, reservando o porcentual de 5% do total de vagas que vierem a ser abertas para os portadores de necessidades especiais.
A admissão do ex-aluno aprendiz ocorrerá em período experimental de 90 dias. Vale dizer que não poderão ser contratados aprendizes que tenham sofrido qualquer medida disciplinar no período dos últimos 12 meses do Contrato de Aprendizagem na CPTM.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar deste concurso público deverão efetuar as inscrições até quarta-feira, dia 17, por meio do site da Conesul, empresa responsável pelo processo de seleção. O endereço eletrônico é o
www.conesul.org.Quem não possui computador com acesso à Internet poderá inscrever-se nos postos do programa "Acessa São Paulo", do Governo do Estado de São Paulo, ou nos Telecentros, da Prefeitura/SP. Ambos os serviços são gratuitos.
Na CPTM, há unidades do "Acessa São Paulo" nas Estações Brás, Barra Funda, Tatuapé, Dom Bosco, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Piqueri, Pinheiros, Granja Julieta e Socorro.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem hoje 270 Km de linhas e 94 estações operacionais, atende 23 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.