Já estão abertas as inscrições para a oitava edição do programa Jovens Embaixadores, destinado a jovens...
Redação Publicado em 29/04/2009, às 11h52
Já estão abertas as inscrições para a oitava edição do programa Jovens Embaixadores, destinado a jovens de 15 a 18 anos que estejam matriculados no ensino médio em escolas da rede pública de todo o país.
Jovens Embaixadores – O programa é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos e selecionará 35 estudantes brasileiros que, em janeiro do próximo ano, farão uma viagem de três semanas para os Estados Unidos, com o objetivo de intercâmbio cultural e com todas as despesas pagas. Na primeira semana de estadia, os participantes se instalam em Washington, a capital do país, fazem passeios, visitas a escolas e projetos sociais e participam de reuniões e de um curso. Depois, cada grupo de aluno viaja para um estado diferente, se instala na casa de famílias norte-americanas, assiste a aulas, interage com outros jovens da mesma idade, participa de atividades culturais e de responsabilidade social e faz apresentações sobre o Brasil.
Para se inscrever – As inscrições devem ser feitas, até 12 de agosto, nas instituições parceiras, instaladas em todos os estados brasileiros, cuja relação se encontra no site www.embaixadaamericana.org.br.
Os interessados deverão preencher o questionário preliminar disponível no site mencionado, imprimi-lo e entregá-lo em uma das instituições, anexado a toda a documentação exigida. O material passará por uma triagem e os selecionados serão convocados para entrevista, depois receberão representantes da instituição em sua casa e terão sua documentação encaminhada para a Embaixada para a seleção final.
Pré-requisitos – Podem participar jovens que se encaixem no seguinte perfil:
* ter entre 15 e 18 anos até a data da viagem;
* ter boa fluência oral e escrita em inglês;
* estudar no ensino médio da rede pública de ensino;
* não possuam condições financeiras de viajar para o exterior;
* ter bom desempenho escolar;
* ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral;
* ser flexível e ter facilidade para adaptar-se a realidades/culturas diferentes;
* possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
* estar engajado, há pelo menos 1 ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
Lygia Roncel