O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do consórcio batizado como “Trilhas da Juventude”, oferecer
Redação Publicado em 11/03/2008, às 14h26
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do consórcio batizado como "Trilhas da Juventude", oferecerá cursos gratuitos profissionalizantes a 2 mil jovens, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho.
Os cursos terão duração de seis meses, incluindo estágio em oficinas de trabalho, e envolverão as seguintes áreas: comunicação e práticas administrativas, informática, marketing social, construção e reparos, telemarketing, gráfica, joalheria, beleza e estética e corte e costura, entre outras.
As inscrições serão aceitas até esta sexta-feira, dia 14, pelo Consórcio Social da Juventude (CSJ) do Distrito Federal. Informações sobre o local de inscrição podem ser obtidas pelo telefone (61) 2104-1701.
Para concorrer a uma vaga, os candidatos devem possuir entre 16 e 24 anos de idade, ter concluído o ensino médio ou estar regularmente matriculado em estabelecimento de ensino, não possuir vínculo empregatício e ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo (R$ 207,50), incluindo os auxílios recebidos de programas do governo federal.
O consórcio é realizado em parceria com entidades da sociedade civil, que promoverão a qualificação e encaminharão ao mercado de trabalho 30% dos alunos concluintes do curso.
Os cursos terão início no dia 24 deste mês e, durante ele, os jovens receberão auxílio financeiro no valor de R$ 120 mensais.
Lygia Roncel