O período, que deveria iniciar nesta quinta, dia 14, começará somente em 1º de setembro.
Redação Publicado em 14/08/2008, às 15h43
A Unicamp decidiu adiar o início das inscrições para o Vestibular Nacional 2009. O período, que deveria iniciar nesta quinta, dia 14, começará somente em 1º de setembro. Já o prazo final para inscrições está mantido: termina em 7 de outubro.
O candidato poderá garantir sua participação no vestibular exclusivamente por meio do site www.comvest.unicamp.br.
Isenção parcial
A mudança da data de início das inscrições ao Vestibular Unicamp 2009 foi necessária para que a Comvest – empresa que organiza o vestibular – pudesse atender às exigências da Lei Estadual 12.782, de 2007, que prevê redução parcial (de 50%) do valor da taxa de inscrição para estudantes desempregados, matriculados nos níveis fundamental e médio, cursinho pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) e àqueles que recebam menos de dois salários mínimos por mês.
Dessa forma, os vestibulandos que se enquadrarem nesse perfil poderão pleitear o benefício junto à Comvest – via internet –, entre os dias 18 (segunda-feira) e 24 deste mês (até as 12 horas).
Nos dias 25 e 26 deste mês, das 8 às 18 horas, os estudantes deverão entregar, pessoalmente, na Unicamp, a documentação comprobatória (ver relação no arquivo abaixo) para a obtenção do benefício.
Os contemplados serão conhecidos no dia 29. Estes deverão efetuar as inscrições com o código recebido e no mesmo período dos demais candidatos: de 1º de setembro a 7 de outubro.
Quem não obtiver a isenção parcial deverá efetuar o pagamento da taxa no valor total de R$ 105. O Manual do Candidato e a Revista do Vestibulando estarão disponíveis no site da organizadora do vestibular de forma gratuita.
Vagas
Por meio do Vestibular 2009, são oferecidas 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e em dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, o Vestibular Unicamp registrou 49.477 inscritos.
Mais novidades
Além da criação de oito novos cursos – Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas, Ciências do Esporte, Nutrição, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, sendo os quatro últimos em período integral e os quatro primeiros noturnos –, a serem ministrados no novo campus de Limeira, as principais mudanças para o próximo vestibular da Unicamp são:
• os candidatos poderão fazer até duas opções por curso (antes, era possível fazer três escolhas);
• o curso de Odontologia não exigirá mais a prova de aptidão;
• o tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia;
• haverá apenas uma nota de corte para as provas prioritárias de cada curso;
• os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples;
• a prova terá uma mudança gráfica – deixará de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio caderno de questões;
• Porto Alegre (RS) não abrigará mais as provas do Vestibular Unicamp.
Datas
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2009 acontece no dia 16 de novembro deste ano, com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.
No dia 17 de dezembro, a Comvest divulga a lista daqueles que passaram à segunda fase e os locais de prova da etapa seguinte.
A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro do ano que vem, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês.
As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro de 2009.
A primeira chamada será divulgada no dia 5 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita no dia 10 do mesmo mês.
Rogerio Jovaneli/SP