O Guia Salarial 2025 da Robert Half revela que 44% das empresas brasileiras planejam abrir vagas permanentes no próximo ano. Confira as tendências de recrutamento e setores em crescimento
Victor Meira Publicado em 11/11/2024, às 11h34
O Guia Salarial 2025 da Robert Half revela que 44% das empresas brasileiras planejam abrir vagas permanentes no próximo ano, enquanto 32% pretendem expandir alocações temporárias para projetos de até seis meses.
Em sua 17ª edição, o estudo destaca as principais tendências de recrutamento, setores em crescimento, habilidades mais demandadas e perspectivas salariais nas áreas de Engenharia, Finanças e Contabilidade, Jurídico, Mercado Financeiro, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia, Vendas e Marketing.
Segundo Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, o mercado brasileiro atravessa um momento peculiar e, caso as projeções macroeconômicas se mantenham positivas, é esperado um aumento das pressões salariais ao longo do próximo ciclo.
“Com taxas de desemprego em níveis historicamente baixos, somadas à escassez de talentos qualificados e um sentimento de insegurança generalizado, o recrutamento especializado torna-se uma ação estratégica. Já observamos um incremento significativo no salário-base, entre 20% e 30%, em propostas de mudança de emprego”, afirma Mantovani.
O Guia Salarial 2025 aponta setores em destaque para o próximo ano, como agronegócio, infraestrutura, saúde e equipamentos médicos, além do atacarejo e bens de consumo.
+Magazine Luiza abre 3,6 mil vagas temporárias em novo processo seletivo
“O Brasil é fortemente influenciado pelo agronegócio e, atualmente, vemos uma clara expansão no mercado de óleo e gás, setor que deve permanecer aquecido nos próximos anos”, comenta Mantovani. Ele também ressalta o aumento de investimentos em infraestrutura, impulsionado por concessões e leilões recentes que injetam recursos na economia e estimulam novas contratações.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees