Empresas de diversos segmentos apostam em modernização; especialista aponta demanda de Ciência de Dados como fator determinante para novas contratações
Douglas Terenciano Publicado em 03/03/2023, às 14h33 - Atualizado às 14h58
O mercado de tecnologia da informação segue com forte demanda de trabalhadores. Contudo, ao falar sobre profissionais de TI, é comum que muitas pessoas pensem em empresas de tecnologia. Vale destacar que ainda que sejam grandes focos de contratação, elas não são as únicas a buscar colaboradores especializados nesse ramo. A transformação digital chegou com força excepcional nos últimos anos e, para sobreviver, companhias de todo tipo tiveram de se adaptar. O que significa, entre outras mudanças, a atualização das equipes.
A Sirius Educação é uma Instituição de Ensino Superior especializada em formação na área de Ciência de Dados, com foco em metodologia prática, recursos de ponta e networking global. Arnóbio Morelix, co-fundador e CEO (Chief Executive Officer) da escola, afirma que, com 97% de empregabilidade, a Sirius forma alunos que se encaminham dos cursos para as mais diversas empresas, e que sempre há procura por expertises inovadoras.
“A digitalização abrange processos comuns a todos os segmentos”, explica o CEO. “As empresas que não estão se atualizando, estão ficando para trás. Por isso, além de existirem muitas oportunidades, os profissionais estão entrando em negócios que pensam a longo prazo e costumam oferecer bons planos de carreira”.
Morelix destaca também que a base para toda atuação em tecnologia é a Ciência de Dados. “Data Science é, resumidamente, o estudo de informações através de técnicas de computação, estatística e matemática. A tomada de decisões na era da tecnologia exige um uso apropriado dos dados, desde a coleta até a análise, e bons profissionais só crescem quando conseguem entender esses conceitos e aplicá-los em sua área de atuação”.
Dito isso, alguns segmentos estão mais avançados na busca por esse perfil de profissional. Segundo levantamentos da The Bridge, os cinco principais, que além de Desenvolvimento de Softwares, que concentra a maior quantidade de vagas, são:
Serviços financeiros são utilizados cotidianamente de forma massiva. Por isso tantas fintechs surgem para atender necessidades variadas, como transações, contas digitais, investimentos, câmbio e muito mais.
“O nicho financeiro está em franco crescimento e nunca sai de moda”, Morelix ressalta. “Aqui, a Ciência de Dados é proeminente nas contratações, uma vez que as fintechs lidam com dados sensíveis de seus clientes e precisam ter cuidado extra em todas as decisões internas”.
A oferta de seguros de todos os tipos vem fazendo cada vez mais sucesso. Daí surgem as insurtechs e suas inovações. A segurança nos sistemas dessas empresas deve ser de ponta, pela mesma razão que as fintechs: tratamento de dados sensíveis. Mas também há bastante foco na experiência do cliente e na agilidade de atendimento, de acordo com a The Bridge.
O varejo movimenta a economia mundial como nenhum outro setor e, recentemente, tem se tornado ainda mais relevante no ambiente digital, com o crescimento do e-commerce.
Portanto, muitos varejistas buscam por profissionais especializados em lojas virtuais, seja web ou app, e em todos os processos relacionados: design, automação, marketing digital e mais.
Se o e-commerce cresceu, a logística teve que acompanhar. As compras online trouxeram um aumento expressivo de entregas, o que causou problemas para as empresas despreparadas e oportunidades para as que se adaptaram rapidamente.
O controle sobre frotas, rotas e sistemas de transporte precisam de tecnologia para manter as entregas a nível satisfatório. É aí que os especialistas são procurados e soluções inovadoras são desenvolvidas.
Para diagnosticar, aprimorar o atendimento e levar as pesquisas a outro nível, a área de saúde utiliza soluções tecnológicas a todo momento. A inteligência artificial é um ponto alto, pelas inúmeras possibilidades de identificação de padrões, evolução de doenças e auxílio preventivo. Outro mecanismo essencial no ramo é o Big Data, uma vez que os dados são a base da pesquisa científica e de novos tratamentos.
Cada setor tem suas demandas, mas é claro que profissionais de tecnologia são requisitados em todos. Seja na experiência dos clientes, na segurança ou na saúde, há inúmeras necessidades digitais atualmente (e o futuro promete ainda mais).
“A tecnologia tende a dominar cada vez mais processos, e o público da maioria dos segmentos tem se adaptado bem com inovações até agora. As empresas que estão entendendo isso têm muitas chances de crescimento, e suas equipes crescem junto”, conclui Morelix.
empregos vagas de emprego