Na última quarta-feira, o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Nelson Maculan, anunciou que o Governo...
Redação Publicado em 23/03/2007, às 12h53
Na última quarta-feira, o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Nelson Maculan, anunciou que o Governo do Estado vai contratar cinco mil Professores para suprirem a carência de profissionais nas salas de aula da rede. Deste total, 3.500 vagas serão preenchidas por contratos temporários para docentes I (de 5ª à 8ª série e ensino médio) e outras 500, por Professores doc II (1ª à 4ª série).
Quem foi aprovado no concurso de 2004 terá prioridade, caso manifeste interesse. Também terão preferência no preenchimento das vagas os docentes aprovados no concurso de 2001, que já expirou.
Os contratos terão validade até dezembro.
O secretário revelou que para algumas disciplinas – como Matemática, Física e Filosofia – não há mais profissionais no banco de concursados de 2004 que atendam a determinadas regiões. No entanto, a secretaria conta com um banco de profissionais interessados em cumprir contratos temporários, e vai lançar mão desse recurso para suprir as carências. "Essas medidas vão nos dar uma visão melhor do quadro para que possamos pensar em um concurso, ainda este ano, para profissionais destas disciplinas sem docentes disponíveis. Para o segmento de 1ª à 4ª, teremos que analisar com mais calma, já que há um processo de municipalização em andamento", explicou Maculan.
Segundo informações do Departamento de Comunicação da Secretaria da Educação daquele Estado, o edital do processo seletivo ainda está em fase de elaboração, mas deve ser publicado já nas próximas semanas. Portanto, continue acompanhando o Caderno de Oportunidades do JC&E, pois traremos todos os detalhes deste certame brevemente.
(C.N.V.)