Está preparado para o mercado de trabalho? Veja dicas essenciais de especialista de como ser efetivado no estágio
Douglas Terenciano Publicado em 22/08/2022, às 10h32 - Atualizado às 11h01
Um dos momentos mais aguardados pelos estagiários é saber se finalmente será efetivado na empresa, já que está perto de concluir a graduação e bate aquele sentimento de “e agora?”. Por outro lado, a companhia espera que o período de estágio seja determinante para avaliar na prática o candidato e, com isso, um grande diferencial pode ser o contúnuo aprendizado do estudante.
Segundo um estudo da Hays, grupo de recrutamento especializado, o inglês aparece como a língua mais requisitada na comunicação interna das empresas, com 91%, logo, aparece o espanhol, com 42%. Com base nessa estatística, percebe-se o grau elevado de que as empresas preferem contratar profissionais e até mesmo estagiários que possuem o inglês como segundo idioma.
A habilidade de comunicação no idioma é um pré-requisito básico em muitas empresas, principalmente nas multinacionais, e também um requisito quando se fala em realizar um estágio fora do país. "O Inglês é o idioma mais exigido. Um aluno que pretende se inserir em uma carreira no exterior e começar por um estágio precisa dominar a língua para conseguir acompanhar a rotina de uma nova cultura, ter autonomia, e ser um profissional referencial estrangeiro que fala e entende com excelência a língua universal", explicou Renato Garcia, diretor publicitário da Minds Idiomas, que também citou cinco passos essenciais de como ser efetivado no estágio.
+++ Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.
Mais dicas - Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.
Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.
estágios