Ofertas para vigia, cozinheira/merendeira, auxiliar de serviços municipais, motorista fluvial, operador de máquinas pesadas, técnico em elétrica de autos e máquinas pesadas, assistente administrativo, assistente social, nutricionista e psicólogo
Renan Abbade Publicado em 15/05/2014, às 10h53
Localizada no Estado do Amazonas, a Prefeitura de Maués recebe, até o dia 24 de maio, as inscrições para a contratação temporária de 144 profissionais nas zonas urbana e rural. Das vagas, cinco são reservadas às pessoas com deficiência (PCD).
Quem completou o ensino fundamental pode se inscrever para vigia (24 + 1 PCD), cozinheira/merendeira (29 + 1 PCD), auxiliar de serviços municipais (38 + 2 PCD), motorista fluvial (5), operador de máquinas pesadas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D” (6) e técnico em elétrica de autos e máquinas pesadas (2).
No nível médio, as ofertas são para o cargo de assistente administrativo (29 + 1 PCD).
Candidatos com formação superior podem escolher entre as carreiras de assistente social (2), nutricionista (2) e psicólogo (2).
Os salários propostos estão na faixa de R$ 724 a R$ 1.604,30 para jornadas de trabalho entre 30 e 40 horas semanais.
As inscrições devem ser realizadas no prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Estrada dos Moraes, nº 586, Centro.
Entre os documentos solicitados estão: cédula de identidade civil atualizada, CNH, carteira de trabalho e previdência social, passaporte ou carteira de identidade expedida pelas Forças Armadas ou auxiliares; CPF; certificado de conclusão da escolaridade exigida; histórico escolar; currículo; além de declaração de disponibilidade para lotação em qualquer horário, no período de duração do processo seletivo.
Os candidatos serão submetidos à análise de currículo. A seleção terá validade de um ano e o resultado final está previsto para ser divulgado às 17h do dia 5 de junho, no site da Prefeitura (www.maues.am.gov.br), no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, além das sedes da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Educação.
Confira mais detalhes no edital anexo ao lado.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.