Confira quais são os seis tipos de funções e atribuições que somam um adicional na remuneração mensal dos trabalhadores
Victoria Batalha Publicado em 22/08/2023, às 08h04 - Atualizado às 08h12
A maioria dos trabalhadores gostariam de ganhar um adicional em seus salários, porém, o que muitos não sabem, é que isso é possível. Dependendo do cargo o qual ocupa e a localização, é possível ganhar um extra na remuneração mensal.
Os adicionais podem ser diversos, principalmente para os trabalhadores que estão exercendo profissões que fogem do que é considerado “normal”. Pensando em uma melhor explicação, o JC Concursos separou uma lista das atribuições que ajudam a somar o pagamento dos trabalhadores todos os meses.
Hora Extra
Conforme o artigo 7º da Constituição, um trabalhador pode exercer uma carga diária no máximo de 8 horas diárias, ou seja, 44 horas semanais. Caso a função acabe passando desse período, o trabalhador deve receber uma hora extra pela extensão da sua jornada legal. O mínimo que deve ser recebido é de 50% a mais do que o valor hora que o colaborador já recebe regularmente.
Sobreaviso
Caso o trabalhador permaneça em aguardo a qualquer momento para ser chamado ao trabalho, deve receber um adicional de 1/3 da hora do salário normal, isso é chamado de sobreaviso.
Adicional Noturno
Qualquer trabalho que urbano que seja realizado entre 22h até 5h do dia seguinte é considerado horário noturno. Já para os trabalhadores de áreas rurais, esse horário é das 21h até 5h do dia seguinte. Conforme a CLT, a hora noturna é reduzida de 52 minutos e 30 segundos, incluindo para a computação das horas extras.
Insalubridade
Profissionais que sejam expostos a agentes nocivos à saúde e que seja estejam acima dos limites de tolerância permitido, devem receber um adicional por insalubridade. Caso seja insalubridade no grau máximo, o trabalhador deve receber 40% a mais sobre o seu pagamento regular, já para grau médio é de 20% e mínimo de 10%.
Periculosidade
Parecido com o caso da Insalubridade, é considerado uma atividade de periculosidade aquelas que o trabalhador está exposto à natureza ou métodos de trabalho que possam causar risco acentuado a exposição permanente do profissional. Atividades como exposição a inflamáveis, explosivos, energia elétrica, radiações ionizantes ou substância radioativas. Ou violência física, como profissionais de segurança pessoal ou patrimonial ou os que se deslocam de motocicletas em vias públicas.
Transferência
Quando o profissional é transferido pelo empregador para outra localidade, é preciso receber um adicional de transferência devido à mudança de domicílio.