Ambev abre inscrições para programa de trainee

A multinacional oferece salário inicial de R$ 5.800, mais benefícios e treinamentos ao longo dos dez meses do programa. Inscrições vão até 12 de setembro

Douglas Terenciano   Publicado em 01/08/2016, às 10h05

A multinacional Ambev, atuante no segmento de bebidas, está com inscrições abertas para a edição 2017 de seu programa Trainee Global, com oportunidades para jovens talentos de diversas áreas. Não há limite de vagas no processo seletivo e candidatos de todas as regiões do país podem participar.

Vagas

As oportunidades são para recém-formados (até dois anos) e estudantes com previsão de formatura para dezembro deste ano, nos cursos de administração de empresas (diversas habilitações), administração pública, agronomia, agronegócios, análise de sistemas, biologia, bioquímica,  biotecnologia, ciências contábeis, ciências da computação, ciência dos alimentos, comércio exterior, comunicação social (habilitação em marketing, jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, comunicação mercadológica, comunicação e multimeios, propaganda e marketing), controladoria e finanças, design, direito, direito internacional, economia, engenharia (todas as especializações), estatística, farmácia, física, psicologia, química, matemática, processamento de dados, relações internacionais ou sistemas da informação. Também é necessário ter fluência na língua inglesa e disponibilidade para viagens e mudanças de cidade e/ou Estado.

Cadastre seu currículo por 7 dias gratuitos para concorrer a vagas de emprego

Os selecionados já entrarão na cervejaria como funcionários, recebendo salário de R$ 5.800, além dos benefícios de assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, previdência privada, vale-refeição, vale-transporte e abono assiduidade.

O programa

O programa de treinamento tem duração de dez meses. Na primeira fase (primeiros cinco meses), os trainees passarão dois meses nas cervejarias da Ambev para conhecer o processo de produção de bebidas, além de ficar mais dois meses nos centros de distribuição direta para aprender sobre as atividades da área comercial e ainda participar, por um mês, de treinamento estratégico no prédio da administração central da companhia, em São Paulo, para se aprofundar na cultura da empresa e no conhecimento das áreas.

Na segunda metade do programa (os cinco últimos meses), os jovens escolherão uma área de interesse na qual receberão orientação dirigida e aprofundarão os conhecimentos sobre suas atividades futuras. Durante esta etapa, os trainees passarão por um período de treinamento intensivo no exterior.

Etapas

O processo seletivo é totalmente conduzido pela companhia e consiste em testes Cultural Fit, inglês e de raciocínio lógico. Além disso, cases on-line ocorrerão por todo o país. Por fim, os aprovados serão convocados para as fases seguintes com entrevistas presenciais, painel de negócios e painel final com presidente e vice-presidente da companhia. O objetivo é analisar competências como desenvoltura para negociação, gerenciamento de pessoas, interesse por novas tecnologias, capacidade de liderança, visão empreendedora.

Inscrições

Interessados em concorrer a uma das oportunidades oferecidas devem efetuar inscrições exclusivamente no site www.queroserambev.com.br até o dia 12 de setembro.

Currículo atrativo

Muitos candidatos são vetados para uma vaga de emprego, estágio ou trainee muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

Evite erros no português

Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema, explica Erick Sperduti, coordenador de recrutamento e seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). “Com o fácil acesso à tecnologia e condições de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística”, diz.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. “Alguns se condicionam muito com esse tipo de 'escrita encurtada' e acabam por cometer erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional”, comenta Erick.

Se por um lado a tecnologia pode deixar as pessoas mal acostumadas, por outro, possibilita novas opções aos leitores, mesmo que de maneira virtual. Sperduti afirma que “a Era Digital também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. O grande problema está na mentalidade do brasileiro em não praticar o hábito da leitura”.

Dicas para entrevista

Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de emprego oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.

A principal recomendação para o candidato é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.

Antes da entrevista, a dica é pesquisar sobre as missões e valores da empresa e fazer uma lista de perguntas que poderão ser feitas pelo entrevistador para tentar respondê-las. Outro ponto determinante é relacionar seus pontos fortes e fracos, procurando soluções para minimizar os desfavoráveis. Além disso, é fundamental buscar informações sobre a vestimenta adequada para o ambiente em questão e o acesso ao local da entrevista, evitando chegar atrasado.

Na hora da entrevista, seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Tente apontar os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo desejado, sem exceder quanto ao seu potencial. Também é importante evitar falar mal da empresa ou dos colegas com quem trabalha ou trabalhou e, em hipótese alguma, coloque no currículo ou crie histórias que não poderão ser comprovadas..

Sobre Ambev

A Cervejaria Ambev é uma multinacional brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cerveja, refrigerantes, energéticos, sucos e chás. A empresa nasceu da fusão entre a Companhia Antarctica Paulista de São Paulo e a Companhia Cervejaria Brahma do Rio de Janeiro.

A Ambev está presente em 19 países. Somente no Brasil, a Ambev possui 23 cervejarias, duas maltarias, 100 centros de distribuição e cerca de 35.000 funcionários espalhados por suas unidades no país.

São aproximadamente 30 marcas de bebidas, entre elas a Budweiser, Stella Artois, Beck’s, Leffe, Hoegaarden, Bud Light, Skol, Brahma, Antarctica, Quilmes, Michelob Ultra, Harbin, Sedrin, Klinskoye, Sibirskaya Korona, Chernigivske, Hasseröder e Jupiler.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer