Psicólogo explica como líderes podem ajudar a evitar ambiente de trabalho tóxico e criar um local acolhedor para os colaboradores
Victoria Batalha Publicado em 29/11/2022, às 11h57 - Atualizado às 12h04
Todo emprego tem um dia ou semana estressante, principalmente quando é a chegada de prazos. Porém, quando esse estresse continua por muito tempo, é um sinal que é preciso ficar em alerta e tomar alguns cuidados para cuidar da saúde física e mental. Principalmente quando vem acompanhado de sintomas como cansaço, pensamentos depressivos, problemas de pele, cardiovasculares e insônia.
Outro fato é que é preciso ficar atento, se o estresse é causado por excesso de trabalho ou por um ambiente de trabalho tóxico. É o que explica o psicólogo, Filipe Colombini. Que separou três dicas importantes de como lidar com ambientes tóxicos e como os líderes ou gestores precisam colocar em prática.
Incentiva a transparência
É importante que os colaboradores se sintam confortáveis em expor situações desagradáveis sem terem medo de sofrerem alguma reação negativa. Assim torna-se mais fácil de encontrar uma solução para o conflito. “Um ambiente de equipe saudável permite que os colaboradores discutam erros sem constrangimento”, diz Colombini. “Nesse sentido, vale incentivar atividades que promovam a formação de vínculos entre a equipe, como bate-papos e happy hours, para que os colaboradores possam se conhecer em um ambiente descontraído, sem a pressão do trabalho”, completa.
Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal
“Para combater práticas abusivas, uma boa estratégia é as empresas contarem com acompanhamento psicológico, a fim de ajudar os trabalhadores a lidar com a pressão do dia a dia”, aconselha o psicólogo. Ele ainda destaca que atitudes como essa fazem com que o colaborador se sinta valorizado. Isso porque quando uma pessoa atinge seu limite, as consequências podem ser graves.
Espaços acolhedores
A prática de feedbacks contínuos, sem punição ou hostilidade, é uma forma de atender às necessidades dos colaboradores. Isso porque essa atitude promove um espaço de acolhimento com escuta ativa. “Não existe uma única forma de criar segurança psicológica no ambiente de trabalho, e as organizações, com a ajuda do setor de Recursos Humanos, programas de saúde mental e gestão de pessoas, podem eliminar a cultura tóxica”, finaliza Colombini.