Os interessados poderão financiar até 100% do valor do veículo, de acordo com a capacidade de pagamento.
Redação Publicado em 31/07/2008, às 14h51
A área de transporte de estudantes também oferece sempre boas perspectivas de trabalho.
Para quem já atua no setor e/ou quer ser dono do seu próprio negócio, o Banco do Brasil acaba de lançar a linha de crédito BB Proescolar, destinada a financiar a aquisição de ônibus novos de fabricação nacional para o transporte diário de alunos do ensino básico (infantil, fundamental e médio).
A criação da linha de crédito acompanha o Programa de Financiamento à Aquisição de Veículos de Transporte Escolar do Governo Federal, normatizado pelo BNDES, que destinou recursos da ordem de R$ 300 milhões para amparar as operações.
Exigências e condições do financiamento
O trabalho
De acordo com o diretor executivo do Transfretur – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e para Turismo de São Paulo e região -, Jorge Miguel dos Santos, o transporte escolar tem legislação específica, instituída pela lei 10.154/86 e regulamentada pelos decretos 23.123/86 e 23.747/87, e ainda pelas portarias 118/98 e 125/05.
“A atividade dos veículos escolares visa a comodidade dos pais e alunos e é direcionada a transportar apenas jovens ou crianças no trajeto casa-escola e vice-versa”, explica. A descrição sobre o serviço, segundo ele, é clara e restrita: “transporte coletivo privado que propõe transportar crianças e jovens entre suas casas e a escola”. Fica subentendido, portanto, que não é legal a utilização do veículo para outros fins como o lazer.
Segundo dados do Departamento dos Transportes Públicos – DTP/SMT, só na cidade de São Paulo há 7.439 veículos que fazem o transporte escolar privado. A concordância para a contratação do serviço é realizada, em comum acordo, entre pais, responsáveis ou alunos maiores de 18 anos e a pessoa juridicamente inscrita como detentora da licença do veículo escolar.
Serviço
Mais informações sobre a solicitação de empréstimo podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: http://www.bndes.gov.br/programas/sociais/proescolar.asp.
Cristiane Navarro Vaz/SP
Leia também:
Sobram vagas para Motoristas no setor de Transporte