A pesquisa “Pulso RH”, realizada pela Alice em parceria com outras instituições, retrata o cenário atual da saúde dos trabalhadores no Brasil e aponta caminhos para o futuro
Victor Meira Publicado em 25/11/2023, às 17h14
A saúde dos trabalhadores é um tema cada vez mais relevante para as empresas, que buscam formas de promover o bem-estar físico e mental de seus colaboradores, visando não apenas a qualidade de vida, mas também a produtividade e o sucesso dos negócios.
Nesse contexto, a Alice, plano de saúde para empresas que também faz a gestão proativa da saúde de seus membros, lança hoje o estudo inédito “Pulso RH”, que retrata o cenário atual da saúde dos trabalhadores no Brasil e aponta caminhos para o futuro.
O estudo foi feito em parceria com a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Caju, Grupo Fleury, Gupy, O Futuro das Coisas e Zazos, e ouviu 1.000 pessoas de diversas organizações em todo o país entre os dias 4 e 11 de outubro de 2023. Os resultados demonstram uma forte relação entre a saúde dos profissionais e o engajamento com o local de trabalho.
De acordo com os dados, empresas que se preocupam com o bem-estar físico e mental de seus colaboradores registram índices maiores de engajamento interno: 70% dos colaboradores, neste cenário, relatam estar com a saúde “boa” ou “ótima”. Além disso, o percentual de colaboradores que acreditam já ter tido sintomas de burnout é 13 pontos percentuais menor do que no outro grupo de empresas.
Por outro lado, se a empresa não se preocupa com o bem-estar físico e mental do time, apenas 40% dos funcionários relatam estar com a saúde “boa” ou “ótima”. O estudo também destaca algumas lacunas a serem preenchidas. 63% dos respondentes nunca receberam orientações das empresas sobre como melhorar a alimentação e os exercícios físicos. Fatores como esse impactam diretamente a saúde dos profissionais, pilar fundamental para a produtividade e sucesso dos negócios.
+CIEE oferece mais de 70 mil vagas de estágio para o final do ano
A saúde holística é uma abordagem que considera o ser humano como um todo, integrando os aspectos físico, mental, emocional, social e espiritual. A saúde holística busca promover o equilíbrio entre essas dimensões, respeitando a individualidade e a singularidade de cada pessoa.
A saúde holística é importante para os trabalhadores, pois influencia diretamente o seu desempenho, a sua motivação, a sua criatividade, a sua resiliência e a sua satisfação no trabalho. Além disso, a saúde holística contribui para a prevenção e o tratamento de doenças, como a depressão, a ansiedade, o estresse e o burnout, que podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais.
+Processo seletivo da PagBank oferta mais de 70 vagas com modelo de trabalho híbrido e remoto
As empresas podem promover a saúde holística dos trabalhadores por meio de diversas ações, como:
Essas são algumas das iniciativas que as empresas podem adotar para promover a saúde holística dos trabalhadores, gerando benefícios tanto para os profissionais quanto para as organizações. A pesquisa “Pulso RH” mostra que as empresas que se preocupam com o bem-estar físico e mental dos colaboradores aumentam o engajamento em 35%, o que se reflete em maior produtividade, criatividade, inovação e competitividade.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees Sociedade