Saiba quais são os cursos técnicos certificados pela DGERT que permitem aos brasileiros obter o visto de residência e trabalho em Portugal
Victor Meira Publicado em 06/03/2024, às 16h04
Portugal é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que desejam morar na Europa. Além da facilidade do idioma, o país oferece qualidade de vida, segurança, cultura e oportunidades de trabalho. Mas para realizar esse sonho, é preciso cumprir alguns requisitos legais, como ter um visto adequado para a sua situação.
Uma das formas de obter o visto de residência e trabalho em Portugal é fazer um curso técnico certificado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), vinculada ao Ministério do Trabalho lusitano. Esses cursos têm duração mínima de um ano e garantem aos alunos o direito de exercer atividade laboral em território português, além de poderem estender o benefício aos seus familiares, desde que comprovem meios de subsistência.
Os cursos profissionalizantes certificados pela DGERT são reconhecidos pelo mercado de trabalho português e também europeu, pois permitem aos formados trabalhar nos outros 26 países da União Europeia. Além disso, eles estão alinhados às demandas e tendências profissionais atuais, preparando os alunos para as diferentes áreas de atuação.
Uma das instituições de ensino que oferece mais de 20 cursos certificados pela DGERT é a Academia eFuturo, que tem representação no Brasil e em Portugal.
Segundo Renata Maida Freire, diretora da escola no Brasil, os cursos mais procurados pelos brasileiros são os de assistente de marketing e administrativo, técnico auxiliar de saúde ou de geriatria, técnico auxiliar de fisioterapia e massagem, técnico auxiliar de educação, assistente de medicina dentária, técnico auxiliar de farmácia, além de cursos na área de hotelaria e cruzeiros (como barman, restaurante, cozinha, recepção, housekeeping e ainda spa e estética).
Os cursos têm preços variados, entre 679 e 1.500 euros, e alguns deles exigem formação específica, como os da área de saúde. No Brasil, eles são vendidos em Reais, com possibilidade de desconto à vista na moeda brasileira ou parcelamento do curso.
Uma das vantagens de estudar na Academia eFuturo é que os brasileiros podem fazer a parte teórica do curso on-line, enquanto organizam a documentação para a mudança para Portugal. Ao chegar no país, eles devem realizar a parte prática do curso, que é presencial, em Lisboa ou no Porto. A idade mínima para se matricular é 18 anos e alguns cursos requerem a conclusão do Ensino Médio, equivalente ao 12º Ano completo em Portugal.
Para os brasileiros que têm dupla cidadania, de algum país da UE, não é necessário solicitar o visto para morar em Portugal. Para os demais, é preciso pedir o visto de estudo, que deve ser compatível com a duração do curso escolhido, que não pode ser menor que 12 meses. Para obter o visto de estudo, é necessário ter recursos financeiros disponíveis em conta bancária, não ter antecedentes criminais, ter um curso contratado com carta de aceite ou declaração de matrícula, passaporte válido com validade superior à duração da residência pretendida, uma previsão de alojamento e seguro-viagem.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees