Call Center planeja gerar até 6 mil empregos

No momento, a empresa da área de Call Center tem abertas 3.200 oportunidades para Operadores de Atendimento, t

Redação   Publicado em 18/05/2007, às 16h07

O Voxline, empresa paulistana com cinco anos de mercado e a 10ª maior do segmento de Call Center em faturamento, acaba de ampliar seu antigo site, localizado na Zona Sul de São Paulo, passando a contar com mais 800 pontos de atendimento (PAs), além dos 700 que já estavam em funcionamento. De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos do Voxline, Cristina Leite, à medida em que novos clientes forem sendo captados, a empresa fará contratações em massa, visto que, com a expansão do espaço, o site passa a ter condições de abrigar até seis mil profissionais, divididos em vários turnos. "Num primeiro momento iremos contratar 3.200 Operadores de Atendimento, mas este número deve crescer bastante nos próximos meses", revela.

Atualmente, a empresa conta com 1.500 colaboradores e atende clientes dos mais variados segmentos, tais como: Habib's Fast Food, Shopping SP Market, Fispal, Claro Digital, Sanofi-Aventis, Ache-Biosintética, Abril, ABN Amro, Telefonica, Pilkington, dentre outros.

Perfil
Para concorrer às vagas os candidatos, de ambos os sexos, devem ter entre 18 e 25 anos, ensino médio completo (antigo 2º grau), conhecimentos do pacote Office, boa digitação e dicção, além de excelente fluência verbal. "Uma das premissas para quem quer ocupar esta função é saber ouvir e colocar-se no lugar do cliente. Também é muito importante ter equilíbrio emocional, empatia, raciocínio rápido e bastante concentração", alerta Cristina.

Benefícios
A empresa oferece salário de R$ 607,58, para um período de seis horas diárias de trabalho em regime CLT. Todos os funcionários têm direito a uma gama de benefícios, que inclui vale-transporte, lanche, assistências médica e odontológica, seguro de vida, convênio farmácia, auxílio creche e Participação nos Lucros e Resultados - PLR.

Assim que são admitidos, os novos contratados recebem treinamento de formação, além de aperfeiçoamento de vocabulário e eliminação dos vícios de linguagem.

Carreira
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, o Voxline oferece excelentes oportunidades de ascensão profissional para quem quer seguir carreira na área, como o Programa Individual de Desenvolvimento (PID), o Crivo de Promoção Interna (CPI) e o Plano Geral de Carreira (PGC). Outro diferencial da empresa é o seu reduzido índice de turn-over (rotatividade de profissionais), que nos últimos anos ficou na casa do 4,5%, um dos mais baixos do mercado. Segundo Cristina, o índice reflete o bom relacionamento da empresa com seus colaboradores e dos investimentos realizados na área de treinamento.

Atualmente, o Voxline aplica 7% de seu faturamento em treinamento e capacitação e conta com inúmeros casos de profissionais que iniciaram como Operadores e, hoje, já ocupam outros cargos dentro da empresa. Uma dessas histórias é a de Isac Danilo, de 23 anos, que foi admitido há oito anos como Operador de Atendimento e, desde então, já foi promovido duas vezes: primeiro a Supervisor de Atendimento e, depois, a Analista de Planejamento. No cargo atual, o jovem tem um salário 250% maior que o recebido na época de sua contratação.

Outro caso de sucesso é o do funcionário Odirlei Jesus Leme, que também iniciou sua carreira como Operador e, hoje, ocupa o cargo de Analista de Processos Sênior, fazendo jus a um salário 56% maior se comparado ao que recebia quando foi admitido. "Desde que comecei a trabalhar no Voxline passei por dois processos de seleção. Foi divulgado pela Gerente de Qualidade que ocorreria um processo de seleção para o cargo de Analista de Monitoria. Fui indicado pelo meu supervisor a participar deste processo e, entre outros candidatos, fiz os testes e entrevistas necessárias e fui promovido", relata Leme. E continua: "depois de dois anos surgiu uma nova oportunidade, essa para o cargo de Analista de Processo. Pelo interesse de crescimento profissional no Voxline e um novo aprendizado, candidatei-me a participar do processo de seleção, seguindo as mesmas regras anteriores, e fui promovido novamente", comemora o profissional.

E para quem está disposto a ingressar e progredir neste mercado de trabalho, Leme propõe uma reflexão acerca de algumas virtudes, que devem estar presentes no cotidiano de todo profissional da área:
• Humildade: "vem em primeiro lugar, pois nesses cinco anos que trabalho em um Call Center, não vi de tudo ainda, mas vi o suficiente para saber que essa palavra pode fazer a diferença em algum momento".
• Honestidade com as pessoas: "o mundo é redondo!".
• Paciência: "essa é uma virtude para poucos, mas não seja paciente demais, pois poderá perder oportunidades".
• Atitude: "com ela terá um diferencial competitivo".
• Confiança: "tenha 100% de confiança em você, mas não confie 100% nas pessoas, apenas o suficiente", aconselha o profissional.

Seleção
Segundo Cristina, o Voxline realiza a triagem dos currículos recebidos e os candidatos que preencherem os requisitos exigidos são convidados a participar de uma entrevista coletiva. O processo seletivo tem continuidade com a aplicação de testes de conhecimentos específicos e de digitação e com a realização de uma dinâmica de grupo.

Serviço:
Para concorrer às vagas abertas pelo Voxline no momento e àquelas que vierem a surgir ao longo de todo o ano, o interessado deve enviar seu currículo para o e-mail novostalentos@voxline.com.br. Quem preferir pode cadastrá-lo no site www.voxline.com.br.

Cristiane Navarro Vaz/SP