Carnaval baiano vai gerar 500 empregos

A seleção dos candidatos, a cargo do Simtur, acontece até a próxima terça-feira, dia 15 de janeiro

Redação   Publicado em 11/01/2008, às 15h00

Neste ano, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e a Bahiatursa - órgão oficial de turismo do mesmo estado - juntaram esforços no propósito de oferecer um serviço receptivo de melhor qualidade para atender aos turistas que forem participar do Carnaval de Salvador. Assim foi criado o Projeto Guias do Carnaval, que selecionará 500 profissionais, sendo 450 Guias Turísticos e Operadores de Callcenter e 50 Coordenadores, para trabalharem durante todos os dias da folia, de 31 de janeiro a 5 de fevereiro. A seleção dos interessados vai até a próxima terça-feira, dia 15.

“O objetivo do Projeto Guias do Carnaval é qualificar as pessoas que disputarão a chance de trabalhar nesse período de festa visando elevar a qualidade dos serviços que serão oferecidos aos turistas”, explica o secretário Domingos Leonelli.

Os Guias, que deverão falar inglês e estar cursando faculdade de Turismo ou de áreas afins, cumprirão uma carga horária de seis horas diárias de trabalho, pelas quais receberão a quantia de R$ 840,00 (já incluídas as despesas com transporte e alimentação).

O Simtur - Serviço de Informação de Mão-de-Obra Turística – será responsável pela seleção e treinamento dos candidatos e definirá os locais de trabalho dos contratados. No Porto de Salvador ficarão 18 Guias, no Aeroporto mais 20 e outros 20 na Estação Rodoviária. Já o Ferry-Boat contará com seis Guias, os hotéis terão 60, enquanto que juntos aos postos elevados da Polícia Militar – instalados em todas as ruas por onde passarão os blocos e trios elétricos – ficarão outros 240 profissionais. O Callcenter que funcionará na Bahiatursa contará com mais 40 Guias e outros 46 serão volantes.

Caberá aos profissionais contratados prestar informações aos turistas sobre os serviços que podem usufruir, tais como a localização de postos médicos e hospitais, pontos de táxi, terminais de ônibus, postos de juizados de menores, bancos, farmácias e também sobre a programação das atrações do Carnaval, os circuitos alternativos e outras opções de roteiros turísticos.

A numeração dos postes de rua pela Emtursa possibilitará aos Guias orientar os turistas sobre sua atual localização e a dos serviços existentes ao longo do circuito. Esses profissionais contarão com o apoio do trabalho articulado com o Callcenter da Bahiatursa, que contará com um serviço de atendimento telefônico 0800, dispondo de 10 linhas e outras duas exclusivas, que atenderão não somente aos Guias como, principalmente, aos turistas.

Cada Guia do Carnaval será identificado pelo uso de uma camisa padrão (azul marinho ou preta) e um boné estampados com a marca Bahia. Esses profissionais receberão um kit contendo camisa, boné, sacola para guardar o material promocional, uma pochette, um cartão de identificação e um celular.

Já os 50 Coordenadores atuarão nos mesmos locais dos Guias, acompanhando-os e avaliando o desempenho de cada um deles durante todos os dias do Carnaval. Eles observarão a postura profissional de cada integrante da equipe, assim como a pontualidade, a apresentação pessoal e a habilidade de cada um no trato com o turista. Essa avaliação permitirá a formação de um banco de dados, possibilitando o aproveitamento dos Guias em outros eventos futuros.

Seleção

Os candidatos a Guias do Carnaval serão cadastrados e selecionados pelo Simtur já nesta semana. Todos serão submetidos a uma prova de conhecimentos gerais e outra de uma língua estrangeira (preferencialmente inglês).

Quem for aprovado nesta fase inicial será convidado a participar de um treinamento, que acontecerá no período de 16 a 24 de janeiro, no Centro de Convenções da Bahia. O curso terá duração de 12 horas por turma e será composto por módulos, que abordarão a competência interpessoal, qualidade do atendimento, informações básicas sobre segurança, combate à exploração sexual infantil e juvenil, programação dos circuitos do Carnaval, funcionamento do Callcenter, além da localização e funcionamento das principais atrações da festa.

Serviço:

Os candidatos devem comparecer, apenas até a próxima terça-feira, dia 15 de janeiro, ao Serviço de Informação de Mão-de-Obra Turística - Simtur, que funciona na avenida 7 de Setembro, 282 - Edifício Brasilgás, no Centro de Salvador/BA.

Cristiane Navarro Vaz/SP

Sobre Setur SP - Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo foi criada no dia 1º de janeiro de 2011, pelo decreto 56.635 e se organiza pelo decreto Nº 56.638/2011 e alterado inciso II do artigo 3º pelo decreto 57748/2012. Em maio de 2021 passou a ser denominada Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (nova redação dada pelo Decreto nº 65.724, de 25 de maio de 2021).

Sua função é promover o turismo como atividade econômica de forma estratégica, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o Estado. Cabe a esta pasta também: Planejar, coordenar, implantar, acompanhar e avaliar as políticas de promoção do turismo; formular diretrizes para o desenvolvimento de ações, planos e programas , inclusive mediante a execução de obras relativos ao turismo no Estado; apoiar outras instituições, particulares ou não, para a criação de políticas que incrementem o turismo; difundir as atrações turísticas de todo o Estado de São Paulo, dentro e fora do país; organizar permanentemente um inventário sobre o potencial turístico do Estado; incentivar a criação de escolas e cursos destinados à capacitação de profissionais para o exercício de atividades relacionadas ao turismo; elaborar o calendário turístico do Estado.