Morador de São Mateus e região encontrará chances de emprego e terá acesso a serviços gratuitos perto de casa.
Redação Publicado em 10/11/2010, às 14h21
Com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, e de outras autoridades e convidados, foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, mais uma unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) na zona Leste da capital paulista, a 13ª em todo o município.
A partir de agora, os moradores de São Mateus e região não terão mais que se deslocar até outro ponto da cidade para procurar emprego ou ter acesso aos serviços gratuitos encontrados nas demais unidades do CAT espalhadas pela capital, mantidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) de São Paulo.
A nova unidade - O primeiro posto do CAT no bairro - o CAT São Mateus I - está localizado na mais conhecida avenida da região (av. Mateo Bei, 1.641), principal ponto comercial de todo o entorno.
A região de São Mateus é formada pelos distritos de São Mateus, São Rafael e Iguatemi que, somados, reúnem cerca de 1,6 milhão de habitantes.
Empregos - Quem visitar a recém-inaugurada unidade já poderá candidatar-se a uma das 1.293 oportunidades de emprego disponíveis especificamente para moradores da zona Leste, em empresas situadas em Itaquera, Brás, Guaianazes, Itaim Paulista, Vila Matilde, Aricanduva, Belém, Tatuapé, Mooca etc. São chances para auxiliares de limpeza (120 vagas), balconistas (de lanchonete, de padaria ou de loja - 68), costureiras (46), estofadores de móveis (30), garçons (18), mecânicos (41), motoboys (19), motoristas (29), oficiais de serviços (100), operadores de caixa (13), operadores de telemarketing (44), pesquisadores em saúde coletiva (50), porteiros (108), promotores de vendas (16), vendedores (71), vigilantes (22), dentre outras funções.
Os salários oferecidos pelos empregadores oscilam entre R$ 510 e R$ 3.198 mensais.
Serviços gratuitos – Além de candidatar-se às oportunidades de emprego cadastradas no banco de dados do CAT, os visitantes da unidade São Mateus I terão acesso a diversos serviços gratuitos, que já são prestados nos demais postos do órgão: também será possível solicitar a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho, habilitar-se no Seguro Desemprego e inscrever-se em cursos de qualificação. Além disso, a população contará com o serviço do Posto de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet), que auxilia no acordo entre os inadimplentes e os estabelecimentos comerciais e bancários. Assim, a pessoa fica sem restrições no SCPC.
A unidade também está equipada com laboratório de informática, onde serão ministrados cursos de informática para o mercado de trabalho.
A Semdet estima atender 11 mil munícipes mensalmente com esta primeira unidade do CAT em São Mateus.
O prefeito da capital destaca a importância de equipamentos como este para a população de bairros mais distantes do Centro. “Estamos empenhados em trazer serviços como este, sobretudo, a regiões menos favorecidas”, afirma Kassab.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, será inaugurado já na primeira quinzena de dezembro outro posto na região, o CAT São Mateus II, que estará localizado na sede da subprefeitura.
Serviço - O CAT São Mateus I funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para utilizar os serviços é necessária a apresentação de RG, CPF e Carteira de Trabalho.
Cristiane Navarro Vaz/SP
Veja também:
Grátis: CAT Móvel visita novos bairros da capital paulista até sexta
Temporários: Work Able abre 500 vagas na área de promoção
Temporários: Shoppings reúnem mais de 4 mil vagas em SP
Temporários: Magazine Luiza gera 2.300 empregos para o Natal