Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Paulo realizará mais uma edição do Contrata SP no dia 20 de março
Douglas Terenciano Publicado em 18/03/2025, às 11h26 - Atualizado às 11h31
Ainda em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 deste mês, a Prefeitura de São Paulo, por meio do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), realizará mais uma edição do Contrata SP no dia 20 de março. Vale destacar que as inscrições vão até amanhã, dia 19.
As vagas são exclusivas para mulheres e ao todo são 13 empresas contratantes com mais de 500 vagas disponíveis. O processo seletivo ocorrerá das 9h às 16h, nos Cates Central, Itaquera e Interlagos, sendo uma oportunidade para as mulheres que procuram emprego.
As ocupações são auxiliar de limpeza, auxiliar de logística, recepcionista, jovem aprendiz, auxiliar de lavanderia e mais. Para algumas oportunidades, são aceitas candidatas sem experiência. Os salários variam entre R$ 828 (para jovem aprendiz) e R$ 2.838 (para auxiliar administrativo).
O Cate SP está disponibilizando vagas efetivas e temporárias, para quem preferir trabalhar apenas por um certo período de tempo. A maioria das empresas disponibilizam benefícios além do salário, como vale-alimentação e premiações.
As vagas são exclusivas para mulheres e para participar os interessados devem se inscrever no Portal Cate (https://cate.prefeitura.sp.gov.br) até dia 19 de março e comparecer a um dos Cates indicados no dia 20 de março, dentro do horário estabelecido.
Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.
Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.