A Prefeitura SP realizou milhares de atendimentos nas 26 unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo)
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 27/05/2022, às 11h48 - Atualizado às 12h03
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura SP realizou mais de 270 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2022, nas 26 unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). Entre os serviços oferecidos à população estão a busca por vagas de emprego, habilitação do seguro-desemprego, formalização ao MEI (Microempreendedor Individual), oficinas para orientação sobre mercado de trabalho, entre outras.
"Em comparação aos primeiros quatro meses de 2021 tivemos um crescimento em torno de 300% em nosso atendimento neste ano, visto que naquele período ainda não estávamos com a totalidade dos serviços em funcionamento em decorrência da pandemia", salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. "A população, agora amplamente vacinada, tem buscado mais o Cate e em contrapartida nossas equipes têm redobrado os contatos com as empresas para ofertar mais vagas de emprego, contando também com a retomada produtiva dos setores econômicos", conclui.
Somente nesse ano, a Prefeitura SP intermediou 7,8 mil oportunidades de emprego por meio do Cate. Neste período foram realizados cinco mutirões pelo Contrata SP, programa municipal voltado ao público com maior dificuldade de recolocação como pessoas com deficiência, comunidade trans, mulheres em situação de violência doméstica e familiar, entre outros. Cerca de 7 mil participantes estiveram nos eventos de seleção de emprego.
Outro serviço com crescimento na procura nas unidades do Cate foi a habilitação do seguro-desemprego. Comparado ao primeiro quadrimestre de 2021, houve o aumento de 78% no número de benefícios liberados aos desempregados.
Os trabalhadores podem também participar de oficinas de preparação para o mercado de trabalho nos Cates, como aprimorar o desemprenho em entrevistas, dinâmicas de grupo e preparação de currículo. Cerca de 5 mil pessoas já contaram com o apoio de especialistas na temática neste início de ano, por meio do programa Elabora da Fundação Paulistana da Prefeitura.
As vagas de emprego disponibilizadas pela Prefeitura SP podem ser consultadas pelo Portal Cate, local que também pode ser feito o cadastro para processos seletivos e mais de 100 cursos de qualificação profissional em diversos segmentos como tecnologia, gastronomia e meio ambiente e sustentabilidade.
Empreendedorismo - O Cate também é um centro para quem busca empreender na capital. Com suporte da Ade Sampa, agência ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, quem deseja ter um negócio encontra o suporte necessário com equipe técnica no local. "Muitas pessoas já empreendem, mas não formalizaram seu negócio e desconhecem os benefícios de ser um MEI. Temos cursos de preparação para quem deseja iniciar nessa jornada ou aprimorar um negócio em andamento. A Ade Sampa possui analistas de negócios em nossas unidades para esse bate-papo a fim de ajudar nessa área", complementa.
+++ Esta notícia é útil para moradores do Estado de São Paulo. Acompanhe mais notícias relevantes para a região clicando aqui.
empregosO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.