O serviço, organizado pela Prefeitura SP, oferece oportunidades de emprego e qualificação profissional gratuitas para a comunidade
Douglas Terenciano Publicado em 08/01/2024, às 11h37
Na segunda semana de janeiro, as unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), darão início à programação de atendimento nas regiões leste, oeste e sul. Este serviço, organizado pela Prefeitura SP, oferece oportunidades de emprego e qualificação profissional gratuitas para a comunidade.
Durante os dias programados, os cidadãos terão a oportunidade de interagir com a equipe técnica do Cate Móvel, esclarecendo dúvidas sobre estratégias para conquistar uma vaga de emprego, participar de cursos gratuitos e explorar potenciais oportunidades de empreendedorismo na capital.
“O propósito do Cate Móvel é expandir seu alcance, aproximando os serviços oferecidos nas unidades físicas da população em bairros mais distantes. A intenção é auxiliar os cidadãos nesses locais a retornarem ao mercado de trabalho”, explica o secretário, em exercício, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior.
Durante o atendimento, os trabalhadores têm a oportunidade de avaliar oportunidades que estejam alinhadas às suas habilidades e buscar candidaturas. Além disso, é possível realizar o cadastro em programas e cursos oferecidos pela Secretaria, receber orientações sobre como obter a carteira de trabalho digital e explorar o Portal Cate, que disponibiliza mais de 180 cursos gratuitos, conferindo certificados aos participantes.
As ações têm início na zona sul, com os profissionais do Cate presentes na Paróquia São Carlos Borromeu, situada na R. Francisco Inácio Solano, 50A - Cantinho do Céu. O evento acontece nos dias 8 e 9 de janeiro, das 9h às 15h.
Na zona leste, as atividades também começam nos dias 8 e 9 de janeiro, na estação José Bonifácio na CPTM, localizada na Av. Nagib Farah Maluf, 1500 - COHAB José Bonifácio, das 9h às 15h. Posteriormente, entre os dias 10 e 12 de janeiro, o Cate Móvel estará no Cedesp Cefopea, na Av. Ariston Azevedo, 10 - Brás, com a ação ocorrendo das 9h às 15h.
Encerrando na zona oeste, a programação se estende por três dias, de 9 a 11 de janeiro, no Unidos pelo Futuro, localizado na R. Maria José de Morais, 17a - Vila Gomes - São Paulo, das 9h às 15h. Para a maior parte dos serviços, é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho (que pode ser a digital). O atendimento do Cate Móvel para vagas de emprego ocorre por meio de senhas.
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.