Durante o atendimento do Cate Móvel da Prefeitura SP é possível encontrar vagas de emprego, além de secadastrar em programas e cursos
Douglas Terenciano Publicado em 21/11/2023, às 09h51 - Atualizado às 10h35
Na reta final do mês de novembro, em dias determinados, diversos pontos da cidade de São Paulo receberão as unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), junto com a Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento). Os equipamentos oferecem diversas oportunidades de emprego, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo, promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo.
“O objetivo do Cate Móvel é alcançar cada vez mais pessoas, aproximando a população de bairros mais afastados aos serviços oferecidos nas unidades físicas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A programação dessa reta final do mês de novembro está completa, proporcionando aos moradores oportundiades de emprego para quem ainda quer conquistar a vaga em 2023”, comentou.
Durante o atendimento é possível encontrar vagas de emprego que se encaixem no perfil do trabalhador e se candidatar, além disso, é possível se cadastrar em programas e cursos disponibilizados pela Secretaria, receber orientações sobre como baixar a carteira de trabalho digital, além do uso do Portal Cate, que possui mais de 180 cursos gratuitos, com direito a certificado.
Já empreendedores terão acesso às equipes de analistas de negócios que ajudam empreendedores a obter microcrédito, formalizar-se como MEI (Microempreendedor Individual), regularizar as dívidas, entre outros.
Iniciando a programação, a zona leste recebe os profissionais do Cate na Associação Sertão Criança e Adjacentes, localizada na R. Teofilândia, 98 - Jardim Indaiá, entre os dias 21 e 23 de novembro, das 9h às 15h. Nos mesmos dias e horários, o ponto de encontro é na zona norte, a Assembleia de Deus Jesus Cristo é o Caminho a Verdade e a Vida, que fica na R. João Florêncio Pereira, 70 - Vila Jaraguá.
Seguindo para região oeste, a Igreja Pentecostal Águas do Trono de Deus Apostólica, localizada na R. Dr. Álvaro Osório de Almeida, 335 - Vila Universitária, os técnicos estarão nos mesmos dias e horários, das ações anteriores. O CDC Niterói, localizado na Rua Jurimanás, 33-83 - Jardim Uberaba, será o ponto de encontro na zona sul. A van do Cate Móvel estará entre os dias 24 e 25 de novembro, das 10h às 16h.
As equipes da Ade Sampa e do Cate estarão na unidade do Centro Educacional Unificado – CEU Caminho do Mar, localizada na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5.241 - Jardim Lourdes, zona sul. Os profissionais estarão no local no horário tradicional de atendimento, das 9h às 15h, nos dias 28 a 30 de novembro.
Retornando para a zona norte, o Serviço de Assistência Social à Família – SASF Dom Mário, localizado na Av. Direitos Humanos, 701 – Imirim contará com o atendimento, entre os dias 28 a 30 de novembro, das 9h às 15h. O CEU Parque do Carmo, que fica na R. Guerra de Aguiar, 63-237 - Jardim Nossa Sra. do Carmo, terá a equipe do serviço de empregabilidade da Prefeitura no equipamento da Secretaria da Educação, entre os dias 28 a 30 de novembro.
Encerrando a programação, o Instituto Macedônia, localizado na R. Cajupiranga, 40 - Jardim Nordeste, zona leste, recebe a equipe do Cate Móvel no dia 1º de dezembro, das 9h às 15h. Para a maioria dos serviços, é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho (que pode ser a digital). O atendimento para vagas de emprego ocorre por meio de senhas.
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.