O Cate Móvel oferece acesso aos serviços gratuitos de orientação e apoio à reinserção no mercado de trabalho e na geração de renda
Douglas Terenciano Publicado em 02/05/2023, às 11h06 - Atualizado às 11h11
Na primeira quinzena do mês de maio, sempre das 9h às 15h, as unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), junto com a Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) seguem com o atendimento a diversos pontos da cidade. Os equipamentos oferecem diversas oportunidades de emprego, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo, promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Por meio deles, nos dias determinados, os cidadãos têm acesso aos serviços gratuitos de orientação e apoio à reinserção no mercado de trabalho e na geração de renda.
“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, programou uma série de ações para promover ainda mais o emprego para os paulistanos. As unidades do Cate no centro e Interlagos ofertam mais de 1.000 vagas de emprego no começo do mês, mas outra possibilidade é ir a um dos pontos de encontro do Cate Móvel, que estará na maioria das regiões da cidade, oferecendo atendimento completo com cadastro para vagas de emprego, orientação sobre empreendedorismo e qualificação profissional”, comentou o secretário municipal, em exercício, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior.
+++ Mutirão de Emprego da Prefeitura SP oferece 1.000 vagas na capital
Durante o atendimento é possível encontrar vagas de emprego que se encaixem no perfil do trabalhador e se candidatar, se inscrever em programas e cursos oferecidos pela Secretaria, obter instruções sobre como baixar a carteira de trabalho digital e como utilizar o Portal Cate. Já empreendedores terão acesso às equipes de analistas de negócios que ajudam empreendedores a obter microcrédito, formalizar-se como MEI (Microempreendedor Individual), regularizar as dívidas do MEI, entre outros.
Outra oportunidade para o cidadão é contar com o apoio, em alguns dos endereços do Cate Móvel, dos técnicos do programa Elabora, da Prefeitura, voltado à preparação para processos seletivos, redação de um bom currículo e para obter um bom desempenho em entrevistas de emprego.
A primeira ação será realizada na zona sul, na terça-feira (2), no Pavilhão G10, que fica na R. Itamotinga, 100 - Paraisópolis, além do Cate Móvel, os participantes podem contar com os serviços dos técnicos da Ade Sampa.
As duas equipes também estarão na quarta-feira (3) no Colégio Santa Maria, que fica na Av. Sargento Geraldo Sant'Ana, 901 - Jardim Marajoara, também localizado na zona sul da cidade. Nesta ação o atendimento é das 9h às 16h. Continuando na região sul, o Cate estará nos dias 8 e 9 na CTA-7 Santo Amaro – Centro Temporário de Acolhimento, o equipamento da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está localizado na Av. Miguel Yunes, 347 - Usina Piratininga.
Encerrando o roteiro regional, nos dias 10 a 12 de maio, os profissionais da Ade Sampa e Cate estarão na CIC Sul - Centro de Integração da Cidadania, equipamento do Governo do Estado de São Paulo. A unidade fica na rua José Manoel Camisa Nova, 100 - Parque Santo Antônio.
Já na zona leste, as equipes do Cate Móvel e do programa Elabora estarão no SASF Itaquera - Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio, outro equipamento da Smads. Os encontros serão nos dias 9 e 10 de maio, na R. Catarina Lopes, 345 - Vila Regina.
Na zona oeste, o atendimento do Cate Móvel será Liga Solidária, que fica na Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5985 - Jardim Esmeralda, os moradores poderão ser atendidos nos dias 9 e 10 de maio.
Ade Sampa e Cate na zona sul
Ade Sampa e Cate na zona sul
Cate e Elabora na zona leste
Cate na zona oeste
Cate na zona sul
Ade Sampa e Cate na zona sul
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.