São 15 oportunidades para trainee e 25 para estágio. Não há restrições quanto à graduação, uma vez que a companhia procura candidatos que se identifiquem com a sua cultura
Douglas Terenciano Publicado em 27/09/2017, às 10h17
A C&A, empresa de moda e vestuário, está com inscrições abertas para 40 vagas no seu Programa Jovens Talentos, que contempla posições de estágio e de trainee. Candidatos de todas as regiões do país podem se inscrever no processo seletivo, desde que tenham disponibilidade para atuar em São Paulo.
São 15 oportunidades para trainee e 25 para estágio. Não há restrições quanto à graduação, uma vez que a companhia procura candidatos que se identifiquem com a sua cultura. As vagas de estágio são para todas as áreas, enquanto as de trainee destinam-se às áreas comercial e de operações de loja. “Buscamos candidatos conectados e que se identifiquem com os valores e o propósito da marca, visando transformar a indústria da moda com impacto positivo para a sociedade", completa Márcia Costa, vice-presidente da área de gente & gestão da C&A no Brasil.
O programa de trainee de loja terá duração de um ano e meio e o de trainee comercial, de dois anos. Já o período do programa de estágio será de até dois anos. Ambos, oferecem possibilidade de crescimento na empresa.
Os candidatos a trainee que optarem pela área comercial vão desempenhar atividades de gestão de compras, negociação e desenvolvimento de produtos. Já os que optarem pela área de operações, ou seja, por atuarem em loja, vão desempenhar atividades relacionadas à gestão de loja, como planejamento, gestão do time, gestão do estoque e exposição de produtos. Nas duas situações, após o término do programa, os trainees poderão ter formação continuada com participação em programas de desenvolvimento.
Para ambos os processos seletivos, os concorrentes serão convidados a produzir um vídeo no estilo selfie, contando sua experiência de compra em uma loja da C&A, além de participar de uma dinâmica de grupo e de entrevistas com a área de gente & gestão e com o profissional responsável pela área de interesse. Durante a seleção, serão observadas características como agilidade, resiliência e simplicidade na resolução de problemas.
As inscrições devem ser efetuadas no site http://cea.across.jobs até 6 de novembro para trainee e 27 de novembro para estágio.
Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de emprego oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.
A principal recomendação para o candidato é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.
Antes da entrevista, a dica é pesquisar sobre as missões e valores da empresa e fazer uma lista de perguntas que poderão ser feitas pelo entrevistador para tentar respondê-las. Outro ponto determinante é relacionar seus pontos fortes e fracos, procurando soluções para minimizar os desfavoráveis. Além disso, é fundamental buscar informações sobre a vestimenta adequada para o ambiente em questão e o acesso ao local da entrevista, evitando chegar atrasado.
Na hora da entrevista, seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Tente apontar os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo desejado, sem exceder quanto ao seu potencial. Também é importante evitar falar mal da empresa ou dos colegas com quem trabalha ou trabalhou e, em hipótese alguma, coloque no currículo ou crie histórias que não poderão ser comprovadas.
Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
A facilidade da tecnologia contribui para o problema, explica Erick Sperduti, coordenador de recrutamento e seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). “Com o fácil acesso à tecnologia e condições de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística”, diz.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. “Alguns se condicionam muito com esse tipo de 'escrita encurtada' e acabam por cometer erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional”, comenta Erick.
Se por um lado a tecnologia pode deixar as pessoas mal acostumadas, por outro, possibilita novas opções aos leitores, mesmo que de maneira virtual. Sperduti afirma que “a Era Digital também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. O grande problema está na mentalidade do brasileiro em não praticar o hábito da leitura”.
Já conquistou a tão sonhada oportunidade de estágio e quer crescer na empresa? O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) orienta em cinco fatores para você elevar as chances de ser efetivado.
O primeiro passo é ser proativo, ou seja, mostrar interesse e iniciativa sempre, além de se familiarizar com as necessidades da área e estar apto a ajudar nas demandas apresentadas.
Aceitar feedback (retorno) é outro fator. Esteja aberto e atento. O estagiário é um profissional em franca formação. A terceira dica é cumprir todos os compromissos assumidos, aspecto 100% ligado com a responsabilidade. Neste caso, nos referimos a prazos e materiais a ser produzidos, como relatórios ou qualquer outra atividade.
O quarto fator é dedicar-se a fazer novos contatos (networking), afinal nunca sabemos quando vamos precisar das pessoas no campo profissional. Por isso, conquistar parcerias é mais um item. Lembre-se de contribuir com todos a sua volta, sem levar em conta o nível hierárquico. Dessa forma, quando precisar, terá aliados no seu entorno.
Por último, e não menos importante, é necessário usar o poder da simpatia e felicidade, pois os entusiastas, independentemente do desafio, sempre encontram uma maneira de solucioná-lo.
A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas e com o mundo à sua volta. A empresa chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou no shopping Ibirapuera, em São Paulo, a primeira das mais de 280 lojas distribuídas em todos os Estados e no Distrito Federal. Hoje possui lojas físicas em todos os Estados brasileiros, além do seu e-commerce cuja capilaridade alcança todo o território nacional.