Saiba quais são os segmentos, os profissionais, as habilidades e as remunerações mais valorizados na área de cibersegurança, que está em crescimento devido à transformação digital e à utilização de IAs
Victor Meira Publicado em 16/02/2024, às 18h41
A cibersegurança é uma área que visa proteger os dados e os sistemas de informação de ataques maliciosos, como invasões, fraudes, roubos e sabotagens. Com o aumento da dependência das empresas e dos usuários pela Internet e pelas TICs (tecnologias da informação e comunicação), a cibersegurança se tornou uma questão estratégica e essencial para o funcionamento e a competitividade dos negócios.
O Dia da Internet Segura, comemorado em fevereiro, é uma iniciativa anual que tem como objetivo promover o uso ético e seguro da Internet e das TICs. Em paralelo, o momento é promissor para os profissionais de cibersegurança, que foram altamente demandados em 2023 e seguem na mira das empresas.
Segundo a Robert Half, empresa de recrutamento especializado, nos últimos anos, a demanda por qualificação na área de cibersegurança foi incentivada pela aceleração dos processos de transformação digital nas empresas, além da evolução dos modelos de trabalho, que mesmo em constante busca por equilíbrio, demonstram tendência para o híbrido. Além disso, com a crescente exponencial de utilização de IAs (inteligências artificiais) em muitas companhias, esse perfil continuará sendo extremamente valorizado.
“Quando o assunto é recrutamento, ainda existem obstáculos a serem superados. A preferência dos profissionais por modelos de trabalho 100% remotos é um dificultador em muitas ocasiões. Os salários alavancados e a baixa proficiência da população brasileira em inglês são outros desafios significativos. Portanto, adotar uma postura mais flexível pode ser fundamental, para ambas as partes”, comenta Elisa Rodrigues, gerente da Robert Half.
Para agarrar as oportunidades da área, a Robert Half mapeia tudo que os profissionais devem saber, além de apresentar as projeções de remuneração do Guia Salarial 2024.
Atualmente, empresas dos mais diversos segmentos estão recrutando profissionais de cibersegurança para garantir a segurança dos dados da companhia e de seus funcionários. Entre os destaques, estão:
De acordo com o Guia Salarial 2024 da Robert Half, os profissionais mais requisitados e bem remunerados na área de cibersegurança são:
Cargo | Faixa salarial (R$) |
Gerente de Segurança da Informação | 23.100 |
Coordenador de Segurança da Informação | 17.350 |
Arquiteto de Soluções | 15.350 |
Pentester | 13.400 |
Analista de Segurança da Informação Sênior | 11.450 |
Para se destacar na carreira de cibersegurança, é preciso ter domínio de algumas competências técnicas, como:
Além disso, algumas certificações são muito valorizadas pelos empregadores, como:
Não basta ter conhecimento técnico para se dar bem na área de cibersegurança. É preciso também desenvolver algumas habilidades comportamentais, como:
A cibersegurança é uma carreira que oferece muitas oportunidades e desafios para os profissionais que se interessam por tecnologia e segurança da informação. Se você se identifica com esse perfil, não perca tempo e invista na sua qualificação. O mercado de trabalho está de olho em você!
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees