Como avaliar se o fit cultural da empresa combina com o seu; confira

Descubra três dicas essenciais para identificar se uma empresa possui um fit cultural alinhado aos seus valores e objetivos profissionais, e garanta uma carreira promissora e satisfatória

Victor Meira   Publicado em 22/03/2024, às 14h13

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Recentemente, um vídeo viralizou no TikTok mostrando uma pessoa sendo demitida por não ter fit cultural com a empresa. Esse episódio mostra uma realidade cada vez mais presente no mercado de trabalho: a importância do alinhamento entre os valores pessoais e os da organização. 

Para evitar situações como essa, é crucial que profissionais em busca de estágio, trainee ou emprego desenvolvam o autoconhecimento e identifiquem suas motivações e inspirações.

Jéssica Gondim, gerente da Companhia de Estágios, líder no Brasil em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, compartilha três dicas valiosas para ajudar na busca por uma oportunidade que esteja em harmonia com seus valores pessoais.

1 – Pesquise sobre a empresa

Não se limite a conhecer os produtos e serviços através do site e redes sociais. Investigue os principais projetos, desafios, posicionamento em notícias e benefícios oferecidos. Avalie se a empresa valoriza aspectos importantes para você, como qualidade de vida e bem-estar.

2 – Observe os colaboradores

Utilize plataformas como LinkedIn e Glassdoor para entender o perfil dos funcionários e ex-funcionários. Isso pode revelar o nível de satisfação geral e as oportunidades de crescimento dentro da empresa.

3 – Avalie se a dinâmica da empresa combina com você

Durante entrevistas e processos seletivos presenciais, observe o ambiente e a interação entre as pessoas. Faça perguntas sobre o dia a dia de trabalho, o modelo operacional (presencial, remoto ou híbrido) e o suporte disponível para enfrentar desafios.

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