Deseja subir na sua carreira e não sabe como? Confira essas três técnicas que vão te ajudar a ser mais influente no trabalho
Victoria Batalha Publicado em 30/11/2022, às 10h24 - Atualizado às 10h31
Deseja subir na sua carreira e não sabe como? A arte da persuasão pode ser o que você está procurando. Profissionais que sabem utilizar dessas técnicas tornam-se mais influentes e capazes de convencer a sua equipe a segui-lo.
E o motivo é simples! Quando você sabe como mostrar todas as suas ideias e principalmente, deixar claro como é importante e o ideal para aquela situação, fica mais fácil. Não adianta ter boas ideias se ninguém acreditar em você.
+++ Confira dicas essenciais para se tornar um bom líder
Comunicação
Saber como se comunicar é o primeiro passo. Quando você sabe passar a ideia que tem em mente para seus colegas, torna-se tudo mais fácil, até mesmo para criar laços dentro da equipe. Por isso, aprender a se expressar, ser claro, objetivo é necessário.
Caso você seja tímido, procurar cursos de oratória é um bom caminho. Ou apenas começar a se expressar mais, ouvir feedbacks e por aí vai. Claro que se comunicar, não é apenas falar, nesse ponto, saber ouvir também é necessário. Principalmente se o seu colega tem uma ideia parecida com a sua, aqui podem trabalhar em conjunto.
Crie laços
Ninguém trabalha sozinho, quando se tem uma boa relação com seus colegas, você torna-se mais confiável e também mais pessoas irão parar e ouvir o que tem a dizer, mesmo aquelas que você não tem muita intimidade.
Procure sempre pessoas que possuam o mesmo tipo de pensamento que você, mas não trate mal ou indiferença quem pensa diferente. Seja sempre respeitoso e saiba ouvir, a empatia também é muito importante. Outro passo importante é cultivar boas relações e criar laços, ajuda a criar networking. Aprenda a trabalhar em equipe.
Feedbacks
Aprenda a elogiar e dar feedbacks positivos aos seus colegas. Mesmo que a ideia ou trabalho feito não tenha saído como você esperou, converse e procure uma solução em conjunto. Críticas sempre são bem vindas, mas quando são construtivas e não agressivas.
Além disso, quando você elogia e dá feedbacks, mostra como você se preocupa e acaba fortalecendo o vínculo.
Lembrando que para convencer e tornar-se influente dentro do trabalho, não significa mentir, manipular ou enganar pessoas. Quanto mais sincero e seguro você for, maior será a confiabilidade e credibilidade que você irá transmitir.