O Burnout é um estado de esgotamento físico e mental causado pelo trabalho excessivo e estressante. Saiba como prevenir esse problema na sua empresa com as dicas da ADP, líder global em soluções de gestão de capital humano
Victor Meira Publicado em 31/01/2024, às 17h48
O Burnout é um problema cada vez mais comum no mundo do trabalho. Trata-se de um estado de esgotamento físico e mental causado pelo trabalho excessivo e estressante, que afeta a saúde, a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Burnout é caracterizado por três dimensões: sensação de exaustão ou falta de energia; sentimentos negativos ou de cinismo relacionados ao trabalho; e redução da eficácia profissional.
O Burnout pode ter diversas causas, como um ambiente de trabalho intenso e volátil, uma carga horária elevada, um clima organizacional desfavorável, problemas de relacionamento com líderes e/ou colegas, falta de reconhecimento, entre outros.
Além dos impactos na saúde mental e física do trabalhador, o Burnout implica no aumento do absenteísmo, da sinistralidade do seguro saúde, da rotatividade, da insatisfação, entre outros fatores que trazem custos adicionais às organizações, sejam de forma direta ou indireta.
Diante desse cenário, as empresas têm o dever e a responsabilidade de adotar medidas concretas para reduzir o risco de esgotamento entre a força de trabalho e criar um ambiente saudável e motivador.
Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP (líder global em soluções de gerenciamento de folha de pagamento e gestão de capital humano) para a América Latina, aponta três dicas para a prevenção do Burnout nas organizações:
Uma das principais causas do estresse prolongado é a falta de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Assim, é crítico que os empregadores incentivem os trabalhadores a realizarem pausas regulares, utilizarem o período de férias e concluírem seu trabalho dentro do horário estabelecido. Mais que tudo, é fundamental respeitar o direito do trabalhador de se desconectar de mensagens, e-mails e chats depois do horário de trabalho.
Um dado preocupante observado no estudo People at Work do Instituto de Pesquisa da ADP em 2023 é que apenas 18% dos trabalhadores dizem que seus empregadores respeitam seu direito a se desconectar.
O bem-estar mental e o emocional são tão importantes quanto o físico. É importantíssimo disponibilizar recursos e apoio para todos os trabalhadores e trabalhadoras de maneira geral, e não somente para aqueles que estão lidando com algum pico de estresse, ansiedade ou outros tipos de desordens mentais ou emocionais.
A prevenção é fundamental para garantir uma força de trabalho saudável de forma sustentável. Além dos benefícios tradicionais, como por exemplo o Seguro Saúde, um grande aliado no combate ao Burnout é o programa de assistência ao trabalhador (EAP), que oferece não só assistência psicológica, mas também assistência jurídica, serviços de aconselhamento financeiro, entre outros. Isso porque, com muita frequência, distúrbios mentais são multifatoriais.
Com isso, é fundamental oferecer suporte nas diversas áreas que podem afetar a vida das pessoas.
Uma cultura de trabalho que ofereça segurança psicológica e permita que as pessoas sejam elas próprias, pode contribuir significativamente para promover o bem-estar nas organizações. Para isso, é importante fomentar um ambiente de confiança, respeito e inclusão. Segundo a pesquisa “Global Workforce View” de 2022 da ADP Research Institute, as pessoas que amam seu trabalho e sentem-se ótimos em fazê-lo são 2,4 vezes mais propensas a apresentar baixos níveis de estresse.
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