Você sabe como pedir um aumento salarial de forma eficiente e profissional? Confira as dicas da CEO do Infojobs, Ana Paula Prado, e aumente suas chances de conseguir uma melhor remuneração
Victor Meira Publicado em 21/12/2023, às 11h46
Pedir um aumento salarial pode ser uma situação delicada e estressante para muitos colaboradores. Afinal, como abordar o chefe, quais argumentos usar e qual o momento certo para fazer a solicitação? Embora a ideia pareça desconfortável, quando um profissional sente que entrega resultados financeiros e organizacionais acima das expectativas, ele pode e deve reivindicar uma melhor remuneração.
Mas como fazer isso de forma eficiente e profissional? Para responder essa questão, o JC Concursos conversou com Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, HR Tech que oferece soluções para RHs. Ela separou seis dicas para garantir um aumento salarial com sucesso. Confira!
O primeiro passo para pedir um aumento salarial é preparar os argumentos com antecedência. Você deve enfatizar os benefícios que o seu trabalho oferece à empresa, como tempo de casa, principais resultados e as skills que contribuem para o crescimento do negócio. Não use motivos pessoais ou chantagem emocional, pois isso pode prejudicar a sua imagem profissional.
“A retenção de talentos é um dos principais desafios enfrentados pelo RH. Portanto, quanto menor a rotatividade, melhor para o desenvolvimento de trabalhos a longo prazo. Apresentando os argumentos certos, como demonstrar a defasagem salarial, comprometimento e competência, a chance da resposta positiva é mais alta”, pontua Ana Paula.
Além de observar os seus próprios resultados, é importante analisar como está a empresa no mercado. Caso a situação não esteja boa, as chances do seu pedido ser negado são grandes. Sendo assim, o conselho é ficar atento ao momento certo para fazer a solicitação.
Outro aspecto importante na hora de pedir um aumento salarial é negociar um valor compatível com a realidade do mercado e da empresa. Para isso, você deve pesquisar a média salarial para profissionais com as mesmas competências, executando a mesma função. Após ter um parâmetro dos valores pagos pelas demais empresas, você pode definir uma porcentagem entre 5% a 20% de aumento para solicitar.
Uma ferramenta que pode te ajudar nessa pesquisa é o Infojobs Advisor, por exemplo, que disponibiliza a média salarial das empresas e cargos. É possível consultar mais de três milhões de salários e comparar com o seu.
Com a popularização do home office, algumas pessoas já pediram aumento até mesmo por Whatsapp. Apesar de ser uma prática frequente, a recomendação é sempre priorizar a conversa com o gestor cara a cara, ou pelo menos por uma chamada de vídeo.
“Minha principal dica é analisar o dia a dia do superior antes de puxar a conversa. A solicitação não pode ser feita quando as demandas de trabalho impedem uma melhor negociação e nem quando ele está passando por algum problema pessoal ou profissional. As chances de negativa em uma situação adversa são maiores”, aconselha Ana Paula.
É normal sentir vergonha ao abordar o gestor para solicitar um aumento. Mas, o funcionário deve deixar de lado esse sentimento para conquistar aquilo que deseja.
A conversa deve ser tranquila, para mostrar o seu valor. A calma ajudará a criar um ambiente mais descontraído e sem riscos do superior levar como uma “chantagem”.
Citar o histórico de conquistas é necessário, mas é passado. Para fisgar a atenção do gestor, o colaborador precisa se mostrar apto para assumir outras tarefas e entregar ainda mais resultados, através de ações diárias e também por meio de projetos que ofereçam grande visibilidade.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees