O mercado de trabalho mudou e as antigas posturas não funcionam mais. Veja algumas frases que você precisa largar de vez
Victória Batalha Publicado em 31/08/2022, às 13h09 - Atualizado às 14h34
Seja no ambiente de trabalho, familiar ou de estudos, todo mundo já ouviu alguma frase que se tornou desmotivadora. Frases como “obedece quem tem juízo” ou “você não fez mais do que sua obrigação” são comuns, mas atualmente, essas expressões são cada vez menos usadas. Isso porque lugares com líderes mais empáticos e acolhedores, que tratam seus colegas de trabalho com respeito, são muito mais produtivos.
De acordo com o CEO Rodrigo Casado, da Localfrio, o mercado de trabalho não tolera mais chefes mandões, onde apenas a ordem do líder importa. Na perspectiva do executivo, o tom autoritário é totalmente desapropriado e fora do contexto. “Um líder de verdade precisa estar atento à sua equipe, ter inteligência emocional para entender toda a diversidade que está à sua volta. É muito importante que o gestor seja um exemplo a ser seguido. A figura do patrão mandatário não cabe mais nas atuais relações de trabalho”, explica.
Além da busca por líderes acolhedores, outro assunto que é amplamente debatido é o assédio moral. Antigamente era comum os chefes terem uma posição autoritária, com agressões verbais e também ofensas morais. Atualmente, esse tipo de comportamento é inaceitável, podendo até mesmo gerar processos judiciais.
Por isso, é importante ficar atento às mudanças do mercado de trabalho, que está constantemente se alterando e procurando melhorias para ambientes mais saudáveis.