Pensando em auxiliar você na busca por uma vaga de emprego, preparamos uma lista com dicas valiosas de como conseguir entrar no mercado de trabalho
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 31/07/2020, às 16h02
A crise provocada pela Covid-19 atingiu em cheio a economia mundial. E no Brasil não foi diferente, já que a superlotação do sistema de saúde pública alavancou o desemprego para muitos de brasileiros. E se está difícil para os profissionais experientes, imagina para os jovens talentos em busca do primeiro emprego.
É grande o número de jovens sem experiência que enfrentam ainda mais dificuldade para encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho. Muitos deles, inclusive, não têm cursos de qualificação e isso impacta diretamente em suas carreiras. "Devido à crise, o mercado tende a ficar mais exigente no perfil dos profissionais, mas não há porque desanimar, cursos profissionalizantes podem ser o grande diferencial e abrir portas para o mercado de trabalho", afirma Jefferson Vendrametto, especialista em educação e sócio-acionista do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
Pensando em auxiliar os candidatos na busca por uma vaga de trabalho, Jefferson listou 5 dicas importantes de como conseguir um emprego na pandemia. Confira!
Já está ultrapassado currículos com muitas informações, prolixo, e em formatos sem objetividade, principalmente sobre as atividades exercidas. Inove, e coloque apenas as informações que serão necessárias para aquela vaga. Seja objetivo(a). Aposte em uma foto adequada, a apresentação conta bastante para qualquer vaga de emprego.
Se puder fazer algum curso, que seja em uma área de ampla contratação, como está acontecendo com as empresas de T.I e Administração faça. Pode ser uma oportunidade para você que perdeu o emprego e não sabe muito bem o que fazer ou em qual área investir sua próxima qualificação. Vimos um crescimento na procura de cursos por jovens e pessoas com mais de 30 anos, buscando uma nova profissão. Isso com certeza é um diferencial.
Pesquisar a empresa e a área de atuação garantirá que na entrevista você se saia bem e fale com propriedade. Saiba quais áreas seu serviço pode ser útil, e pesquise sobre as empresas que você tenha vontade de aprender a trabalhar. Cheque os valores da companhia, oportunidade de crescimento, treinamentos oferecidos e busque nas redes sociais voltadas a contatos profissionais novas vagas e profissionais que podem te direcionar a novas oportunidades por meio da rede de contatos que a plataforma propicia.
Estes três pilares são os que movem qualquer âmbito de relações trabalhistas. As habilidades podem ser desenvolvidas, mas se o candidato não tiver nítido o que ele quer, manter-se focado mesmo na pressão e comprometido com os resultados e processos da empresa, isso transparecerá durante a entrevista. Agora, mais que nunca, estas habilidades estão sendo testadas, principalmente com o home office em alta.
Ser seguro do que você sabe fazer e o que pode oferecer ajuda muito a ter uma postura profissional adequada. As dificuldades devem ser trabalhadas seja elas comportamental e/ou técnicas. Criar mecanismos que ajudem a trabalhar em equipe, cumprir prazos e determinadas tarefas são muito úteis e podem fazer com que o gestor perceba o seu potencial!
empregos