Confira 6 dicas para brilhar na entrevista de emprego em cargos de liderança

Saiba como se destacar em entrevistas para cargos de liderança com estas seis dicas essenciais

Victor Meira   Publicado em 06/12/2024, às 12h40

Freepik

Receber uma ligação de um profissional de RH ou headhunter é motivo de felicidade para muitos executivos e líderes, porém, a ansiedade logo toma conta. De acordo com Lúcio Daniel, sócio da EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros, muitos executivos para cargos de liderança não se preparam adequadamente para entrevistas, o que pode comprometer suas chances de sucesso. 

O especialista observa que em 90% dos casos, os executivos chegam despreparados, seja por causa de uma rotina agitada ou por deixar tudo para a última hora.

Dicas para se sair bem na hora da entrevista:

  1. Faça uma pesquisa prévia sobre a empresa: Conhecer a organização é fundamental. Procure informações em sites públicos sobre a empresa, seus acionistas, história, missão, visão, valores e princípios.
  2. Mostre a sua relevância: Destaque suas experiências e habilidades relevantes para a posição. Explique projetos e cases, seu papel e influência no desenvolvimento e os resultados obtidos.
  3. Pratique uma boa comunicação: Seja claro e conciso ao expressar suas ideias. Evite respostas muito longas ou vagas para não cansar ou confundir o entrevistador.
  4. Demonstre entusiasmo pela oportunidade: Mostre contentamento pela chance de participar do processo seletivo e destaque como você pode contribuir para o crescimento da empresa.
  5. Postura profissional é tudo: Mostre confiança sem ser arrogante. Seja pontual, vista-se adequadamente, seja gentil e um bom ouvinte. Traga seu discurso com energia.
  6. Faça um follow-up após a entrevista: Envie um agradecimento pela oportunidade, sem questionar sobre sua performance. Coloque-se à disposição para os próximos passos do processo seletivo.

+Caixa Econômica abre processo seletivo 2025 com vagas em todo o Brasil

Mudanças no perfil do líder

O perfil do líder passou por grandes mudanças nos últimos anos, especialmente após a pandemia. O trabalho remoto e a saúde mental em destaque modificaram o estilo de liderança, agora mais empático, aberto e inclusivo. É importante que o líder tenha habilidades para lidar com a diversidade geracional e possa engajar times que trabalham online.

Outro aspecto importante é a habilidade do líder em lidar com profissionais da geração Z, que chegam ao mercado de trabalho com uma ansiedade maior. O líder deve ser capaz de transmitir segurança, oferecer oportunidades de desenvolvimento e criar um ambiente confortável para esses jovens profissionais.

Erros das empresas nas entrevistas

Daniel também aponta que as empresas cometem erros nos processos seletivos de posições de liderança. Muitas vezes, há um foco excessivo nas capacitações técnicas do candidato, negligenciando a avaliação das soft skills, como a visão estratégica e o comportamento.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Mercado de Trabalho Cargo de liderança
empregos