O documento altera o número de vagas disponíveis. Para concorrer é necessário ter idade entre 16 e 22 anos, ensino médio completo ou em andamento
Douglas Terenciano Publicado em 14/08/2015, às 10h09
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) retificou edital de processo seletivo para seu programa Jovem Aprendiz. O documento altera o número de vagas disponíveis que antes eram 572 e agora são 567 oportunidades. A retificação pode ser conferida no anexo da notícia.
Os selecionados atuarão em unidades do órgão nos Estados de São Paulo, Amazonas, Santa Catarina, Goiás e Ceará. Os demais classificados formarão cadastro reserva, com possibilidade de convocação conforme a necessidade da estatal.
Para concorrer é necessário ter idade entre 16 e 22 anos, ensino médio completo ou em andamento, noções de informática, especialmente em editores de textos, planilhas, navegação e pesquisa na internet, além de não ter sido aprendiz anteriormente em qualquer unidade dos Correios.
Os selecionados receberão formação de assistente administrativo, com programa de aprendizagem realizado em parceria, em que a parte teórica é de responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a parte prática é desenvolvida nas instalações dos Correios.
Cadastre seu currículo por 7 dias gratuitos para concorrer a vagas de emprego
A remuneração oferecida aos futuros aprendizes é de R$ 369,93, mais os benefícios de vale-transporte, vale-refeição e uniforme (camiseta). A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais, sendo quatro diárias, de segunda a sexta-feira. Há ofertas disponíveis para os turnos da manhã e da tarde
De acordo com o edital são atribuições do jovem aprendiz: deslocar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes); verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado; manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar por mensagens eletrônicas os clientes internos; transmitir e receber documentos por fax; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retro projetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT.
Os inscritos deverão comprovar os requisitos solicitados pelos Correios, onde serão pontuados a participação em programas sociais, a renda familiar, a aprovação escolar e a série atual. Os aprovados serão convocados para etapa final com exames médicos pré-admissionais. A validade do resultado final será de um ano, com possibilidade de ser prorrogada por igual período, de acordo com a necessidade de cada unidade da estatal.
Em caso de empate, a preferência será por candidatos com menor idade e por ordem de inscrição, considerando quem efetuou o cadastro e confirmou a participação primeiro.
Os interessados em concorrer a uma das oportunidades devem efetuar inscrições exclusivamente no site www.correios.com.br até o dia 23 de agosto. Para ter acesso à página de cadastro, o candidato deve clicar na seção “Concursos” e, em seguida, na aba “Jovem Aprendiz”.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.