Os interessados devem possuir o ensino médio completo e terem nascido entre 4 de agosto de 1992 e 4 de agosto de 1997; inscrições serão recebidas até o dia 12 de maio
Renan Abbade Publicado em 28/04/2014, às 11h26
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebe as inscrições para o processo seletivo que conta com 60 oportunidades para aluno aprendiz no curso de técnico em manutenção metroferroviária. Das ofertas, três são reservadas para pessoas com deficiência.
Os interessados devem possuir o ensino médio completo e terem nascido entre 4 de agosto de 1992 e 4 de agosto de 1997.
Não poderão se inscrever candidatos que estejam matriculados em algum dos cursos oferecidos pelo Centro de Formação Profissional da CPTM ou que já tenham realizado qualquer curso desenvolvido na escola. Alunos matriculados em outras Escolas SENAI, nos cursos regulares em 2014, não poderão matricular-se, concomitantemente, no Centro de Formação Profissional.
As remunerações são de um salário mínimo durante o primeiro ano e um salário mínimo e meio no segundo ano.
As inscrições serão realizadas pelo site www.caipimes.com.br até o dia 12 de maio e o valor da taxa de participação é de R$ 40. Os candidatos também poderão procurar os postos de atendimento do programa “Acessa São Paulo” e telecentros, onde o acesso à internet é gratuito, durante o mesmo período, no horário das 8h às 17h, de segunda a sábado.
Estão previstas as etapas de prova de conhecimentos teóricos; checagem de pré-requisitos e comprovação de documentos; avaliação de perfil profissional; e avaliação médica.
Os exames objetivos, que contarão com questões de língua portuguesa (20), matemática (20) e atualidades (10), estão marcados para o dia 1º de junho, em locais e horários a serem informados a partir de 23 de maio.
Sobre o curso
Os alunos receberão formação durante o período de 24 meses, compreendendo fase escolar de formação técnica e prática profissional supervisionada na área de formação. Durante a fase escolar de formação técnica, os aprendizes deverão dispor de horário das 7h às 11h e das 12h às 16h e, durante o período de prática profissional supervisionada, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O curso tem por objetivo habilitar profissionais para manter os sistemas eletroeletrônicos e mecânicos do transporte metroferroviário e desenvolver soluções para os sistemas eletroeletrônicos e mecânicos do transporte metroferroviário de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e ambientais.
Os aprovados serão admitidos na data prevista de 4 de agosto.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem hoje 270 Km de linhas e 94 estações operacionais, atende 23 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.