Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura SP oferece vagas de emprego exclusivas para mulheres no Vão Livre do Masp
Douglas Terenciano Publicado em 08/03/2023, às 08h50 - Atualizado às 08h53
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8 de março, a Prefeitura SP oferece 1.000 vagas de emprego exclusivas para mulheres e uma programação especial para o público feminino no Vão Livre do Masp. As atividades gratuitas ocorrem entre 8h e 16h, reunindo diversas secretarias para facilitar o acesso da mulher aos serviços da Prefeitura de São Paulo.
No local, diversos órgãos e serviços da administração municipal disponibilizam atendimentos como orientação sobre a rede de atendimento especializado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, cursos de qualificação profissional; formalização e orientação sobre o MEI – Microempreendedor Individual, credenciamento no programa de fomento ao artesanato e manualidades Mãos e Mentes Paulistanas, orientação sobre programas para pessoas em vulnerabilidade social, como o cadastro para o CadÚnico, Guardiã Maria da Penha, entre outros.
+++ Inscrições para 6 mil vagas na Secretaria da Educação vão até o fim do ano
Simultaneamente, ao longo do dia, serão promovidas palestras que têm o objetivo de orientar as participantes sobre empreendedorismo, saúde, como obter sucesso em entrevistas de emprego, cooperativismo, entre outras. De acordo com a Prefeitura SP, as mulheres que passarem pela região da Paulista terão a possibilidade de encontrar em um mesmo espaço equipes técnicas que irão ajudar no encaminhamento para serviços de saúde como o programa Avança São Paulo, voltado a exames do Papanicolau, receber orientação sobre o Mãe Paulistana, dedicado a gestantes e, na oportunidade, se vacinar contra a Covid-19.
Quem busca oportunidades de emprego poderá contar com equipes do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Prefeitura SP, com mais de 1.000 vagas de emprego nos setores de serviços e comércio como para auxiliar de limpeza, operador de caixa, recepcionista, atendentes, costureiras, controladores de acesso, entre outras.
No Masp, ainda estarão os técnicos da Ade Sampa para orientar os pequenos empreendedores que precisam de suporte para aprimorar ou iniciar um negócio, por meio do Microempreendedor Individual – MEI. Os analistas mostrarão os caminhos para obter microcrédito e como se aperfeiçoar por meio de cursos e apoio da rede de coworking Teia.
A Prefeitura SP informa que outras oportunidades de geração de renda serão apresentadas como alternativas para as mulheres como oficinas de artesanato, mosaico, produção de roupas e acessórios para pets, moda e costura.
Com tendas dispostas em todo o espaço do Vão Livre do Masp, as mulheres poderão circular e conhecer outros serviços da Prefeitura de São Paulo que também ajudam a promover uma alimentação saudável ao longo das fases da vida feminina. Para isso serão apresentados e comercializados produtos orgânicos produzidos por mulheres da Capital. Nos cuidados com o corpo ainda haverá orientação esportiva e atividades laborais para as mulheres conhecerem qual a melhor prática para cada perfil.
A celebração, que será inclusiva, contando com apoio de intérpretes de libras, ainda terá apresentações culturais com pocket show durante o evento com a artista Luana Bayô, na voz e violão.
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.