São 50 vagas em diversas cidades do Estado de São Paulo. Há chance de efetivação ao final da experiência. No último ano, mais de 80% dos estagiários foram contratados
Douglas Terenciano Publicado em 05/04/2017, às 11h45
A Elektro, distribuidora de energia elétrica, está com inscrições abertas para seu programa de estágio, com aproximadamente 50 vagas em diversas cidades do Estado de São Paulo. Há chance de efetivação ao final da experiência. No último ano, mais de 80% dos estagiários foram contratados.
Os cursos aceitos não forma informados, mas as vagas são pata atuação nos departamentos jurídico, financeiro, comercial, operações, regulatório e administrativo (recursos humanos, tecnológica da informação, infraestrutura e comunicação). Os interessados devem concluir a graduação entre julho de 2018 e julho de 2019, além de ter disponibilidade para estagiar 24h ou 30h semanais, com o máximo de seis horas por dia. Conhecimentos nos idiomas inglês e espanhol serão considerados requisitos diferenciais no processo seletivo.
Há vagas nas cidades de Campinas, Limeira, Rio Claro, Tatuí, Andradina, Dracena, Votuporanga, Guarujá, Itanhaém, Itapeva, Registro, Atibaia, São Luiz do Paraitinga e Franco da Rocha.
As inscrições devem ser efetuadas até dia 30 de abril, no site www.elektro.com.br. As contratações ocorrerão entre os meses de junho e julho deste ano.
Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
A facilidade da tecnologia contribui para o problema, explica Erick Sperduti, coordenador de recrutamento e seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). “Com o fácil acesso à tecnologia e condições de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística”, diz.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. “Alguns se condicionam muito com esse tipo de 'escrita encurtada' e acabam por cometer erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional”, comenta Erick.
Se por um lado a tecnologia pode deixar as pessoas mal acostumadas, por outro, possibilita novas opções aos leitores, mesmo que de maneira virtual. Sperduti afirma que “a Era Digital também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. O grande problema está na mentalidade do brasileiro em não praticar o hábito da leitura”.
Já conquistou a tão sonhada oportunidade de estágio e quer crescer na empresa? O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) orienta em cinco fatores para você elevar as chances de ser efetivado.
O primeiro passo é ser proativo, ou seja, mostrar interesse e iniciativa sempre, além de se familiarizar com as necessidades da área e estar apto a ajudar nas demandas apresentadas.
Aceitar feedback (retorno) é outro fator. Esteja aberto e atento. O estagiário é um profissional em franca formação. A terceira dica é cumprir todos os compromissos assumidos, aspecto 100% ligado com a responsabilidade. Neste caso, nos referimos a prazos e materiais a ser produzidos, como relatórios ou qualquer outra atividade.
O quarto fator é dedicar-se a fazer novos contatos (networking), afinal nunca sabemos quando vamos precisar das pessoas no campo profissional. Por isso, conquistar parcerias é mais um item. Lembre-se de contribuir com todos a sua volta, sem levar em conta o nível hierárquico. Dessa forma, quando precisar, terá aliados no seu entorno.
Por último, e não menos importante, é necessário usar o poder da simpatia e felicidade, pois os entusiastas, independentemente do desafio, sempre encontram uma maneira de solucioná-lo.