Emprega SP tem 12.656 oportunidades de trabalho

As principais ofertas são para atendente de lanchonete, na Zona Oeste de São Paulo; vendedor, em Itapecerica da Serra; ajudante de pintura, em Suzano; costureira, em Caieiras; e vigilante, em São Caetano do Sul.

Renan Abbade   Publicado em 06/05/2014, às 10h50

O Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência de empregos pública e gratuita gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), disponibiliza, nesta semana, 12.656 vagas na Grande São Paulo.

As principais oportunidades são para atendente de lanchonete (100), na Zona Oeste de São Paulo; vendedor (62), em Itapecerica da Serra; ajudante de pintura (40), em Suzano; costureira (40), em Caieiras; e vigilante (25), em São Caetano do Sul.

Aprendiz Paulista
Programa coordenado pela SERT, para promover a vivência e inserir os alunos dos cursos técnicos do Centro Paula Souza (ETECs) no mercado de trabalho, conta com mais 125 ofertas.

Entre os destaques estão as vagas para os curso de secretariado (10), na Zona Leste da Capital; automação industrial (7), na Zona Sul; e administração (6), em Avaré.

Como se cadastrar
Para ter acesso às vagas e aos programas de qualificação da SERT, basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS e Carteira de Trabalho.

Sobre o programa
Desde sua implantação, em agosto de 2008, o Emprega SP recolocou no mercado de trabalho mais de 700 mil trabalhadores. O sistema conta com um banco de 3,5 milhões de currículos cadastrados.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.