O evento tem o objetivo de promover a empregabilidade na região e oferecer mais praticidade aos moradores das comunidades de Itaquera, São Miguel, Guaianases, Itaim Paulista, São Mateus e Aricanduva
Renan Abbade Publicado em 18/09/2015, às 10h49
No próximo sábado (19), o CATe móvel participará da 1ª Feira de Educação e Trabalho a ser realizada na região de Itaquera, zona leste da capital. O evento é realizado pela Obra Social Dom Bosco em parceria com o Programa Mãos que Ajudam e apoio das secretarias municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e da Coordenação das Subprefeituras.
O objetivo é promover a empregabilidade na região e oferecer mais praticidade aos moradores das comunidades de Itaquera, São Miguel, Guaianases, Itaim Paulista, São Mateus e Aricanduva.
A unidade móvel do CATe vai oferecer serviços de intermediação de mão de obra, emissão da carteira de trabalho, habilitação do seguro-desemprego, informações sobre oficinas de orientação ao trabalho e processos seletivos, dicas de segurança alimentar e nutricional, palestras sobre empreendedorismo e economia solidária. A Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) também participa da iniciativa.
Os interessados deverão comparecer na rua Álvaro de Mendonça, nº 456, Itaquera, das 9h às 16h.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.