Inscrições abertas até 5 de agosto para profissionais interessados em lecionar em cursos técnicos na rede estadual de São Paulo. Serão contratados 3.000 profissionais para 2025
Victor Meira Publicado em 26/07/2024, às 07h24
Profissionais com graduação ou notório saber e experiência comprovada em cursos técnicos têm até o dia 5 de agosto para se inscrever no Processo Seletivo Simplificado da rede estadual de São Paulo. Essa é a oportunidade para conseguir um Emprego Educação SP.
As inscrições são feitas on-line no site da FGV, responsável pelo concurso, através do link. A previsão é contratar 3 mil profissionais para o ano letivo de 2025.
Os aprovados irão ministrar aulas presenciais em nove cursos técnicos: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas.
A escolha da Diretoria de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) deve ser feita no momento da inscrição, dentre as 91 regionais disponíveis. A taxa de inscrição é de R$ 49.
As provas objetiva e discursiva estão agendadas para 29 de setembro. O processo seletivo inclui ainda avaliação de títulos e uma prova prática, que consiste no envio de uma videoaula gravada. Candidatos não selecionados inicialmente serão incluídos em um cadastro de reservas.
“Não apenas professores, mas também profissionais de áreas como economia, engenharia, direito e saúde podem participar do processo seletivo. Todos são bem-vindos e terão um papel importante na formação dos nossos estudantes”, destaca Daniel Barros, coordenador pedagógico da Educação.
A Seduc-SP planeja aumentar o número de escolas estaduais que oferecem ensino técnico, passando de 1.393 para 1.911 unidades em 2025. Atualmente, 71,9 mil alunos estão matriculados nesse modelo, e a expectativa é que esse número cresça para 170 mil no próximo ano.
As novas matrículas incluirão estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, focados nos aprofundamentos do Novo Ensino Médio. Além disso, o número de municípios com oferta de ensino técnico deve aumentar de 349 para 463, um crescimento de 32,6%. Em 2022, o ensino técnico era oferecido em 161 cidades paulistas.
“Um relatório da OCDE destaca a importância da educação profissional para o desenvolvimento do Brasil. Em São Paulo, estamos trabalhando para formar estudantes em áreas essenciais, aumentando a empregabilidade dos jovens e a produtividade do país”, afirma Renato Feder, secretário da Educação.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos vagas de emprego