Último dia de inscrições para 157 vagas em Ipixuna/AM

Para todos os cargos é solicitado que os interessados tenham experiência mínima e comprovada de seis meses.

Douglas Terenciano   Publicado em 10/01/2014, às 13h55

A Secretaria de Administração (Semad) da Prefeitura de Ipixuna, no sudoeste do Amazonas, encerra hoje, dia 10, o prazo de inscrições para processo seletivo simplificado visando à contratação temporária de 157 trabalhadores em diversos cargos e níveis de escolaridade.

Interessados devem efetuar suas inscrições até as 17h, na própria secretaria, localizada na av. Varcy Herculano, nº. 248, Centro. Não haverá cobrança de taxas e os candidatos deverão apresentar documentos listados em edital.

Fique por dentro

Quem possui certificado de ensino fundamental completo pode candidatar-se nos cargos de auxiliar de serviços gerais (12 vagas), guarda municipal (20), motorista de veículo pesado (3), motorista fluvial (4), operador de máquina pesada (1), jardineiro (4), operador de sistema hidráulico (4), agente social (4), microscopista (4), artífice nas funções de carpinteiro (4), pedreiro (4), pintor (4), gari (15), auxiliar de pedreiro (4), auxiliar de carpinteiro (4), costureira (6), merendeira (15), fiscal ambiental (4), coveiro (4), encanador (2), eletricista (2), músico (6), vigia (12) e copeiro (4).

Para trabalhadores que concluíram o ensino médio técnico as ofertas são de técnico agropecuário (4) e técnico ambiental. Também é necessário registro profissional ativo e definitivo no órgão ou conselho da respectiva classe.

Já os profissionais de nível superior podem se inscrever nos postos de assistente social (5) e contador (1). Todas as oportunidades são para contratos de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por um período igual, conforme a necessidade do órgão.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas por dia. As remunerações variam entre R$ 678 a R$ 3.000, conforme a função pretendida. Para todos os cargos é solicitado que os interessados tenham experiência mínima e comprovada de seis meses.

O processo seletivo consiste em análise e triagem de currículos, em que trabalhadores com perfil desejado e que atenderem os pré-requisitos serão convocados a próxima etapa para comprovação de experiência. A pontuação oscila de acordo com o exercício de atividades inerentes a área da inscrição, sendo um ponto para cada mês trabalhado na iniciativa privada e dois pontos em órgãos públicos.

Não será computado como experiência profissional o tempo de estágio ou monitoria. Em caso de empate, a preferência será por candidatos com maior idade.

Serão reservadas 5% das vagas aos candidatos com deficiência para a função cujas atribuições sejam compatíveis. Os aprovados serão submetidos à avaliação da Junta Médico-Pericial da Prefeitura de Ipixuna.

Os candidatos classificados para serão convocados para contratação por meio de ato devidamente publicado no Diário Oficial dos Municípios.

Confira o edital completo no anexo ao lado.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.