Enem 2020: Inep adia prova do Enem digital para novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio - versão digital será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro. Já o Enem impresso continua marcado para os dias 1º e 8 de novembro

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 23/04/2020, às 10h26

Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou as datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) digital para os dias 22 e 29 de novembro e as regras de solicitação de isenção da inscrição. Já a aplicação do Enem impresso continua marcada para os dias 1º e 8 de novembro.

Os editais com os ajustes foram publicados no Diário Oficial da União e também estão disponíveis na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br). Além disso, o Inep definiu novas cidades para aplicação do Enem digital, alcançando localidades em todos os Estados e no Distrito Federal. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.

O período de inscrição para o Enem 2020 será de 11 a 22 de maio, no Sistema Enem. O acesso deve ser feito por meio da Página do Participante (https://enem.inep.gov.br). Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permanece R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Saiba mais sobre o novo Enem Digital

A implantação do Enem Digital terá início neste ano e será feita de forma progressiva. Nessa fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.

O processo de inscrição é feito também pelo Sistema Enem. Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no edital. Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros” e não promoverá atendimento especializado.

Dicas para passar nos vestibulares mais concorridos

enem

Leia também

Confira 10 dicas para estudantes em tempos de quarentena
Enem 2020: inscrições para o exame serão abertas em maio
Fatec 2020: datas alteradas do processo seletivo para o segundo semestre
Etec 2020: datas alteradas do processo seletivo para o segundo semestre
Inep publica editais do Enem 2020; inscrições começarão em maio

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.