Pedro Paixão, CEO e fundador da Ultra Cursos, compartilha cinco dicas valiosas para quem deseja construir um networking eficiente e produtivo
Victor Meira Publicado em 07/06/2024, às 09h26
O sucesso profissional pode ser impulsionado por um networking bem feito. Através da convivência e do apoio de pessoas com propósitos e objetivos similares, é possível melhorar projetos, construir uma rede de contatos, se destacar e ganhar visibilidade frente a públicos de interesse importantes.
Pedro Paixão, CEO e fundador da Ultra Cursos, rede de escolas de ensino profissionalizantes, conversou com o JC Concursos para oferecer cinco dicas para quem deseja construir um networking eficiente.
Seja acessível e interessante, alguém em que as pessoas vão se inspirar. Também saiba ouvir o que os outros têm a dizer, mostre interesse e faça perguntas. Enxergar o sucesso dos profissionais do seu setor como algo positivo, e não como uma competição, é uma atitude que mostra o seu desenvolvimento como ser humano.
A sala de aula é um local perfeito para criar habilidades técnicas e de interação social, que contribuem para o crescimento profissional e pessoal. Sendo assim, invista em cursos, seja de curta ou longa duração, que o tornem um especialista em determinado assunto.
Além dos ambientes de trabalho e também aqueles de capacitação, como fóruns, treinamentos, cursos, faculdade, MBA, entre outros, ainda é possível ativar a sua rede de networking pela internet. Então crie seu próprio site ou blog e use as mídias sociais, por exemplo.
“Também participe de eventos como feiras e convenções sobre o seu segmento de atuação e faça atividades fora do ambiente profissional, que possibilitam render ótimas conexões”, destaca Paixão.
Você precisa ser bem informado em relação ao mundo e a sua área de atuação. Dessa forma, você se mantém interessante e consegue interagir com as outras pessoas com conversas construtivas. Mas atente-se a um detalhe importante: para assegurar o sucesso do networking, também é importante estar aberto para ouvir o que o outro tem a dizer. Dessa forma, você cria conexões saudáveis e produtivas ao longo do tempo.
Se você acha que adicionar um contato é fazer uma rede de relacionamento, está enganado! O networking só funciona se você consegue manter contato com as pessoas, identificar como elas estão e fazer com que elas saibam como anda a sua carreira.
“Por isso, é preciso dedicar tempo e esforço para que o interesse pelas pessoas seja verdadeiro e não buscá-las apenas quando estiver precisando de ajuda. Dessa forma, você mantém o contato ativo, aumentando as chances da conexão ser efetiva”, finaliza o executivo.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees