O uso errado das redes sociais podem acarretar em demissão por justa causa ou até a dispensa de um candidato em processo seletivo
Victoria Batalha Publicado em 13/12/2022, às 09h32 - Atualizado às 09h36
Atualmente é praticamente impossível encontrar alguém que não faça uso das redes sociais. Apesar de ser uma fonte de entretenimento, informação e contato, é necessário tomar cuidados ao usá-las porque as redes podem acabar prejudicando sua carreira profissional.
A especialista em comunicação empresarial e branding, Fabiana Teixeira, explica como as redes sociais podem impactar a vida profissional. “Houve um tempo em que a rede social era tratada como uma área à parte, que parecia não ter consequências no mundo 'real''', explica. Porém, atualmente, as redes sociais são uma parte importante de conexão no mundo do trabalho. E que além disso, é uma forma de criar novas oportunidades, com empregos, clientes, investimentos e parcerias.
Fabiana ainda destaca sobre os casos que acabam viralizando na internet sobre pessoas que são dispensadas de processos seletivos por causa dos seus perfis em redes sociais. Até mesmo profissionais foram demitidos por justa causa por causa disso.
“Todos temos liberdade de expressão, mas isso não significa que estamos isentos de suas consequências. Da mesma maneira que certas coisas não devem ser faladas no ambiente de trabalho, também não devem ser gritadas em praça pública, o equivalente de um post público,” esclarece”, completa a especialista.
Apesar das redes sociais serem um espaço pessoal e para você se expressar, é importante ter em mente que a internet tem consequências. Isso não significa que o profissional precisa perder sua personalidade por medo, mas aprender a se expressar on-line de uma maneira melhor.
Isso porque os departamentos de recursos humanos (RH) sempre observam os candidatos on-line e a depender de como a pessoa se comunica, podem acabar dispensando alguém, mesmo que o currículo seja o ideal para a vaga.
Porém, Fabiana comenta que o profissional de RH ou recrutador deve lembrar que as pessoas se comunicam de diferentes maneiras. “Você pode ser um comunicador amigável, que conversa com todos, ou pode ser analítico, que é introvertido, mais sério. Mas dentro destes parâmetros que formam nossa personalidade, é necessário se comunicar bem, mesmo que não seja igual a todos. Comunicação é prática, e é possível melhorar dentro das nossas limitações naturais.”
De qualquer forma, é importante tanto que o candidato como o profissional, preste atenção em como vai se expressar nas redes sociais e pensar que aquele comentário pode chegar a um lugar em que não era esperado.