Especialista explica como usar o LinkedIn a seu favor; confira

Segundo o especialista, o LinkedIn é analisado por recrutadores no momento de seleção ou busca por um candidato

Victoria Batalha   Publicado em 31/10/2022, às 12h08 - Atualizado às 12h15

Freepik

O especialista em liderança e sócio co-fundador da EXEC, Rodrigo Forte, deu dicas de como usar a rede social corporativa LinkedIn ao seu favor para conseguir novas oportunidades de trabalho. Para o executivo, existe uma falta de resumos de entregas no LinkedIn. “Não nos atentamos apenas para a lista de responsabilidades nas empresas pelas quais a pessoa passou, mas o que ela alcançou e entregou em sua jornada”, explica.

Atualmente, a rede social é uma das principais ferramentas de busca e análise de profissionais. Os recrutadores e headhunters (profissionais especializados em recrutamento de novos talentos) mantêm um olho no site para conhecer melhor os candidatos para alguma vaga. Durante o processo seletivo, é feito uma análise detalhada e o perfil na rede pode dizer muito sobre a pessoa como profissional.

“Para se ter ideia do quanto essa rede social é importante para boas oportunidades, temos mais de 60 pessoas focadas no LinkedIn todos os dias e a prioridade é sempre verificar perfis que possuem bons materiais expostos que estejam atualizados e bem confeccionados”, completa Rodrigo.

Como melhorar o uso do LinkedIn

Edite o URL: quando você coloca o seu nome na URL, fica mais fácil de ser encontrado e também transmite uma imagem mais profissional.

Coloque tags: preencha com suas especialidades, de maneira organizada por categoria. Dessa maneira, os recrutadores conseguem ter uma noção rápida do que você faz.

Foto de perfil: coloque uma boa foto sua e que transmita profissionalismo. Coloque uma foto em que esteja sozinho e com um fundo chamativo, para que você seja o destaque.

Também não esqueça de atualizar o seu “sobre”, incluindo hashtags e um bom título, quanto mais você específico for essa parte, maior alcance terá a conta. É importante também que os dados estejam sempre atualizados, com a localização e a formação. Não esqueça de manter as informações de contato atualizadas também, como o e-mail.

Inclua também suas experiências, como atividades, responsabilidades e conquistas que obteve ao longo do tempo. É necessário também manter-se ativo, afinal, o LinkedIn não deixou de ser uma rede social, mesmo que voltada para o mundo corporativo.