Espro e Instituto Cyrela oferecem 375 vagas para jovens de SP em curso gratuito

O Espro e o Instituto Cyrela estão oferecendo 375 vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional para jovens de 14 a 22 anos em São Paulo. Inscreva-se agora!

Victor Meira   Publicado em 01/08/2024, às 07h41

Divulgação

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), uma organização sem fins lucrativos que há 45 anos apoia a inserção de jovens no mercado de trabalho, em parceria com o Instituto Cyrela, braço social da incorporadora Cyrela, está oferecendo 375 vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional na cidade de São Paulo. 

A iniciativa é voltada para jovens de 14 a 22 anos e terá turmas em diversas regiões da capital paulista entre agosto e dezembro. As inscrições podem ser feitas online aqui ou presencialmente nos locais dos cursos (ver a seção “Serviço”).

Na unidade do Espro em Itaguaçu, no bairro da Brasilândia (Zona Norte), serão oferecidas quatro turmas: duas começam em 12 de agosto (uma pela manhã e outra à tarde) e duas em outubro (manhã e tarde). 

No Lar Sírio, na Vila Carrão (Zona Leste), haverá duas turmas (manhã e tarde) a partir de 6 de agosto. 

Em Santo Amaro (Zona Sul), duas turmas (manhã e tarde) terão início em 29 de agosto. 

Na unidade Central do Espro, haverá três turmas: uma começando em 16 de setembro (tarde) e duas a partir de 6 de novembro (manhã e tarde). Cada turma terá entre 30 e 35 vagas.

Mais informações do curso gratuito

O curso faz parte do projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro, que visa capacitar adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego. Com 100 horas de treinamento distribuídas em 25 encontros presenciais, o curso aborda desde competências técnicas, como o uso de aplicativos de produtividade e trabalho na nuvem, até habilidades comportamentais (soft skills) como inteligência emocional, gestão de tempo, colaboração e resolução de conflitos. Os participantes recebem auxílio-transporte, lanche, uniforme, mochila, cesta básica e kit escolar.

Após a conclusão do curso, os jovens podem ser contratados por empresas parceiras ou ter seus currículos cadastrados no banco de talentos do Espro, ficando aptos a participar de processos seletivos para programas de aprendizagem profissional (Jovem Aprendiz) ou de estágio.

O projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro tem como meta capacitar 5 mil jovens em todo o Brasil em 2024. Os cursos são oferecidos de forma independente pelo Espro ou em parceria com empresas e entidades, podendo ser personalizados para atender às necessidades específicas de ESG e responsabilidade social das organizações.

A área de Inteligência de Mercado do Espro monitora os impactos do FMT e identificou que os jovens que participam dos cursos em parceria, como os realizados com o Instituto Cyrela, relatam um aumento de quase 30% nas competências técnicas digitais e um crescimento de 20% em aspectos como “Tenho segurança para participar de uma entrevista de emprego” e “Sei me comunicar e fazer com que os outros me entendam”.

Sobre o Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) trabalha na inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio da socioaprendizagem. A entidade oferece uma jornada gratuita que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, o Espro contribui com cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O principal objetivo do Espro é permitir que os jovens do Brasil desenvolvam seus talentos para que assumam o protagonismo na construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, além de apoiar suas famílias e comunidades por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 45 anos de existência, a entidade encaminhou 580 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,2 milhão de atendimentos sociais, incluindo visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para melhorar a vida e o ambiente dos jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens, com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para suas necessidades específicas.

O Espro possui 8 filiais e 55 unidades de atendimento regionais espalhadas pelo Brasil, alcançando 1.067 municípios e capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio de seus programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE), que estabelece alianças com outras organizações para acolher os jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Curso Curso Gratuito Espro
empregos estágios trainees