O evento “Rolê da Empregabilidade e da Cidadania” é destinado para jovens entre 14 e 24 anos e 11 meses. Confira todos os detalhes da seleção
Douglas Terenciano Publicado em 24/08/2023, às 11h46 - Atualizado às 13h10
Visando a inserção de jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), promoverá ação com 430 vagas de estágio e jovem aprendiz, na sexta-feira (25), das 10h30 às 15h30, no Cantareira Norte Shopping, na zona noroeste da capital paulista.
O evento “Rolê da Empregabilidade e da Cidadania” é destinado para jovens entre 14 e 24 anos e 11 meses, que cursem o 9.º ano, o ensino médio, o ensino superior ou que tenham terminado o ensino médio.
Os interessados devem comparecer com RG, CPF, carteira de trabalho digital e comprovante de residência, e também o certificado reservista e o título de eleitor para os candidatos maiores de idade.
Na ocasião também haverá a emissão do CPF e do título de eleitor. Para ter acesso a esse serviço é necessário ter em mãos o comprovante de residência, e no caso de menores de 16 anos, estar acompanhado por um responsável legal.
O evento “Rolê da Empregabilidade e da Cidadania” será na sexta-feira, 25 de agosto, das 10h30 às 15h30, na av. Raimundo Pereira de Magalhães, nº 11.001, no Jardim Pirituba, em São Paulo. Confira a localização clicando neste link: https://goo.gl/maps/JcAhtzV4dL5E2hn78.
Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.
Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.
estágios aprendiz vagas de aprendiz vagas de estágioO Centro de Integração da Cidadania é um programa do Governo do Estado de São Paulo, nos termos do Decreto nº 46.000, de 15/08/2001, que tem como especificidade a integração de diversos órgãos públicos e organizações não governamentais em um único espaço, tais como: Defensoria Pública, Polícia Civil, Fundação PROCON e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O Programa tem como missão “promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça”, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.
O programa é desenvolvido pela Coordenação de Integração da Cidadania, da Secretaria da Justiça e Cidadania. O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado.
Nas Unidades CIC, a população tem acesso a serviços públicos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local. Nas unidades também são oferecidas palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, cursos profissionalizantes, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos e atividades educativas de promoção e conscientização na área de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.
Também são emitidos documentos pessoais, como: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, 2ª vias de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, além da promoção de cursos e eventos voltados para a promoção da cidadania, em parceria com diversos órgãos.
Entre os principais projetos, destacam-se o “Cidadania em Movimento”, o “Sabadania” e os “Casamentos Comunitários”, que fomentam ações de cidadania, cultura e lazer de forma itinerante. Todos os serviços e atividades oferecidos são gratuitos.