Feira de empregabilidade oferece 430 vagas para jovens em São Paulo; saiba mais

O evento “Rolê da Empregabilidade e da Cidadania” é destinado para jovens entre 14 e 24 anos e 11 meses. Confira todos os detalhes da seleção

Douglas Terenciano   Publicado em 24/08/2023, às 11h46 - Atualizado às 13h10

Google Maps

Visando a inserção de jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), promoverá ação com 430 vagas de estágio e jovem aprendiz, na sexta-feira (25), das 10h30 às 15h30, no Cantareira Norte Shopping, na zona noroeste da capital paulista.

O evento “Rolê da Empregabilidade e da Cidadania” é destinado para jovens entre 14 e 24 anos e 11 meses, que cursem o 9.º ano, o ensino médio, o ensino superior ou que tenham terminado o ensino médio.

Os interessados devem comparecer com RG, CPF, carteira de trabalho digital e comprovante de residência, e também o certificado reservista e o título de eleitor para os candidatos maiores de idade.

Na ocasião também haverá a emissão do CPF e do título de eleitor. Para ter acesso a esse serviço é necessário ter em mãos o comprovante de residência, e no caso de menores de 16 anos, estar acompanhado por um responsável legal.

O evento “Rolê da Empregabilidade e da Cidadania” será na sexta-feira, 25 de agosto, das 10h30 às 15h30, na av. Raimundo Pereira de Magalhães, nº 11.001, no Jardim Pirituba, em São Paulo. Confira a localização clicando neste link: https://goo.gl/maps/JcAhtzV4dL5E2hn78.

Evite erros no português durante o processo seletivo

Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

Estágio Jovem Aprendiz Secretaria da Justiça e Cidadania Centro de Integração da Cidadania
estágios aprendiz vagas de aprendiz vagas de estágio

Sobre Centro de Integração da Cidadania

O Centro de Integração da Cidadania é um programa do Governo do Estado de São Paulo, nos termos do Decreto nº 46.000, de 15/08/2001, que tem como especificidade a integração de diversos órgãos públicos e organizações não governamentais em um único espaço, tais como: Defensoria Pública, Polícia Civil, Fundação PROCON e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O Programa tem como missão “promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça”, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

O programa é desenvolvido pela Coordenação de Integração da Cidadania, da Secretaria da Justiça e Cidadania. O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado.

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer

Caixa paga hoje R$ 400,00 para beneficiários do Auxílio Brasil. Veja lista

O que faz o Centro de Integração da Cidadania?

Nas Unidades CIC, a população tem acesso a serviços públicos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local. Nas unidades também são oferecidas palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, cursos profissionalizantes, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos e atividades educativas de promoção e conscientização na área de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Também são emitidos documentos pessoais, como: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, 2ª vias de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, além da promoção de cursos e eventos voltados para a promoção da cidadania, em parceria com diversos órgãos.

Entre os principais projetos, destacam-se o “Cidadania em Movimento”, o “Sabadania” e os “Casamentos Comunitários”, que fomentam ações de cidadania, cultura e lazer de forma itinerante. Todos os serviços e atividades oferecidos são gratuitos.