Fui chamado para uma entrevista, e agora? Como se preparar para as seleções de estágio

Saiba como se preparar para entrevistas de estágio com dicas de Roberta Saragiotto, diretora de People & Strategy da Start Carreiras. Descubra como destacar suas habilidades e experiências

Victor Meira   Publicado em 31/10/2024, às 15h45

Freepik

Os estágios são uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho e a construção de uma carreira profissional. Com o último trimestre do ano, muitos processos seletivos estão finalizando as inscrições e iniciando o período de entrevistas

Para se destacar, Roberta Saragiotto, diretora de People & Strategy da Start Carreiras, recomenda investir em qualificação alinhada às demandas do mercado.

Para Roberta, o primeiro passo é: pesquise! A preparação para um processo seletivo de estágio, especialmente para quem nunca estagiou, começa com uma pesquisa aprofundada sobre a empresa. Utilizar plataformas como LinkedIn e sites corporativos para entender a cultura organizacional, os produtos ou serviços oferecidos e os valores da empresa.

Buscar depoimentos de funcionários atuais também pode fornecer percepções valiosas sobre o ambiente de trabalho e as expectativas da empresa. Essa abordagem demonstra interesse e proatividade, características altamente valorizadas pelos recrutadores.

Entender o perfil desejado pela organização permite ao candidato destacar habilidades e experiências relevantes, aumentando significativamente as chances de sucesso no processo seletivo”, explica Roberta.

+Microcredenciais ajudam 90% dos graduados a encontrarem emprego, diz pesquisa da Coursera

Aprofunde-se na nova fase

Se você avançou para uma nova fase do processo seletivo, é hora de se aprofundar ainda mais. Além de conhecer bem a empresa, lembre-se de que o entrevistador terá acesso a todas as suas informações, enquanto você sabe pouco sobre ele. Portanto, pesquisar sobre o CEO, clientes, produtos e principais executivos pode ser uma vantagem. Perguntas comuns incluem o motivo da escolha do curso, experiências de trabalho em equipe e por que você quer estagiar naquela empresa.

Durante a entrevista, concentre-se em responder às perguntas de forma direta e precisa, e não hesite em pedir esclarecimentos se necessário. Uma dica valiosa é praticar antecipadamente, simulando a entrevista. Isso ajuda a desenvolver confiança, melhorar suas respostas e reduzir a ansiedade”, afirma Saragiotto. 

Se for sua primeira entrevista, converse com pessoas que já passaram por processos seletivos para ajudar na simulação. Imagine-se na situação real, prepare-se para perguntas comuns e pense em exemplos de boas respostas.

+Petronas abre processo seletivo para preencher vagas em dois estados

Currículo: destaque suas experiências

E o currículo? Não se preocupe com a falta de experiência profissional formal. Foque em apresentar seus dados de contato de forma clara e destaque suas experiências relevantes, mesmo que não sejam diretamente relacionadas ao trabalho. Inclua participações em ligas estudantis, trabalhos voluntários e projetos acadêmicos. Outra dica importante na hora de montar o currículo é o autoconhecimento. Conhecer suas forças e fraquezas, habilidades e o que você procura dará um direcionamento melhor.

Além disso, mantenha a objetividade e clareza, evite frases longas e desnecessárias, use bullet points e destaque as experiências relevantes. Um currículo bem formatado e visualmente agradável causa uma boa primeira impressão.

Durante a entrevista

Durante a entrevista, esteja preparado para ilustrar suas habilidades com exemplos concretos de sua vida acadêmica ou pessoal.

“Os recrutadores frequentemente buscam entender como você lida com desafios cotidianos e trabalha em equipe, então reflita sobre suas experiências e prepare-se para compartilhá-las de maneira concisa e relevante”, finaliza a especialista.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Mercado de Trabalho
empregos estágios trainees